7 de novembro de 2024
Trabalhos realizados pela prefeitura de Bertioga no Forte São João recebem reconhecimento e indicação à importante prêmio Cultural
A primeira Fortaleza do Brasil – o Forte São João, passou por investimos e melhorias inéditas nos últimos anos. Resultado da excelente gestão da Prefeitura de Bertioga, é a indicação de um prêmio Estadual na categoria Valorização do Patrimônio Cultural. A premiação acontece na terça-feira (12), às 19h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
A frente da Diretoria de Cultura desde 2017, Camila Quelhas, foi indicada pelo Governo Estadual ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo: Valorização do Patrimônio Cultural. Este reconhecimento é um dos mais importantes no campo da cultura e das artes, e tem o objetivo de reconhecer e homenagear profissionais do setor cultural e criativo, que se destacaram por realizações nestes setores.
A diretora de Cultura lembra que em 2017, início da gestão do Prefeito Caio Matheus, e dos trabalhos realizados por ela na pasta, o Forte São João estava fechado para visitação e em péssimas condições, o que ela enfatiza ser inaceitável para o principal ponto turístico da cidade e o primeiro forte do Brasil.
“Desde então, trabalhamos arduamente para reverter a situação que o Forte estava. No início, eu mesma atendia no local aos sábados e domingos devido à falta de equipe. Com o governo do Prefeito Caio Matheus, que investiu na cultura, transformamos o Forte em um modelo de gestão. A prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, implantou o programa de zeladoria, criando um guia prático em parceria com o Estúdio Sarasá”, informou Camila.
Além da revitalização, a exposição permanente dentro da fortaleza foi modernizada, em parceria com o Sesc Bertioga. E a diretoria de Cultura montou uma equipe de monitores qualificados. Também foi investido na acessibilidade dentro do Forte São João. Outra ação importantíssima é que recentemente, todo o entorno da fortaleza, localizada dentro do Parque dos Tupiniquins, foi reformada, recebendo ainda mais acessibilidade e modernização.
“Neste sábado (9), inauguraremos a revitalização do Parque dos Tupiniquins e para coroar nosso trabalho, recebi a indicação de um importante prêmio do Governo do Estado. Só de ser indicada entre os cinco finalistas já é uma grande vitória. Nosso planejamento foi bem estruturado ao longo desses quase oito anos de trabalho. Isso é apenas o início de um novo momento, com o Forte pronto para receber mais de 100 mil visitantes por ano em ótimas condições”, enfatizou Camila.