Segurança realiza força-tarefa para coibir som alto no Jd.Vicente de Carvalho

24 de julho de 2015

Segurança realiza força-tarefa para coibir som alto no Jd.Vicente de Carvalho

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Segurança e Cidadania vem realizando uma série de ações visando manter a ordem e o sossego dos moradores de Bertioga. Só no Jardim Vicente de Carvalho, foram realizadas nos dias 11 e 20, duas operações de fiscalização  sobre veículos com  som alto, que resultou em 23 veículos multados e um apreendido, por apresentarem som acima do permitido por lei.


 Denominada operação ‘pancadão’, a ação envolveu a Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e as  diretorias de Trânsito e Transporte e a de Operações Ambientais (DOA).


 Na operação do dia 11, a DOA autuou 11 veículos, que estavam com o som acima do permitido. Já no dia 20, foram 12 autuações e um carro foi apreendido.  Todos os envolvidos foram multados com cinco pontos na carteira e receberam multa equivalente a R$ 127,00.


 A intensidade do som é medida por meio de decibelímetro, cujo permitido após às 22 horas é 50 decibéis e após a meia-noite 45 decibéis. O Código Brasileiro de Trânsito, por meio da Lei nº 653/00 é que regulamenta essa prática.


 Conhecidos como ‘pancadões’, esses eventos concentram um grande número de pessoas que promove a perturbação do sossego público, consomem bebidas alcoólicas, drogas e utilizam veículos em som alto.


 “O resultado da operação foi bastante positiva. Temos recebido reclamações de moradores, que são incomodados com veículos que apresentam o volume de som muito acima do permitido durante os finais de semana. Assim, foi realizado um planejamento em conjunto com a Polícia Militar para que a fiscalização fosse executada”, comentou o secretário municipal de Segurança,  lembrando que  outras operações serão realizadas.