13 de abril de 2016
Segurança realiza força-tarefa para coibir som alto em veículos e estabelecimentos comerciais
A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Segurança e Cidadania, vem realizando uma série de ações visando manter a ordem e o sossego dos moradores de Bertioga. Na noite de sábado (09), foi realizada uma força-tarefa de fiscalização, que resultou em quatro estabelecimentos comerciais e sete veículos multados, por apresentarem som acima do permitido por lei e transitar em faixa de areia.
A operação foi realizada em locais apontados por denúncias anônimas e também após a constatação dos agentes municipais. Os estabelecimentos comerciais e veículos foram autuados com base na Lei Municipal 1.101/14, que dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem estar e do sossego público. No total, foram aplicadas multas que chegaram ao valor de R$ 7.575,00.
A ação, que foi realizada nos bairros Boracéia, Jardim Vicente de Carvalho e Rio da Praia, na localidade conhecida como Mangue Seco, teve início às 22h30 do sábado (09) e se estendeu pela madrugada de domingo (10). Foram autuados sete veículos em Boracéia, sendo que cinco estavam transitando irregularmente pela faixa de areia e dois disputando corrida, colocando a vida dos ocupantes e demais pessoas em perigo e prejudicando o meio ambiente.
Também em Boracéia, próximo ao Condomínio Morada da Praia, os agentes revistaram cinco pessoas suspeitas, que estavam consumindo bebidas alcoólicas e promovendo algazarras na praia. Já no Rio da Paia, um dos proprietários de um dos estabelecimentos autuados, foi encaminhado ao Distrito Policial, e além de pagar multa correspondente a R$ 1.515,00 vai responder a inquérito policial por perturbação do sossego.
“O resultado da operação foi bastante positiva. Temos recebido reclamações de moradores, que são incomodados por carros e estabelecimentos comerciais, que estão desrespeitando a legislação. Assim, foi realizado um planejamento em conjunto com a Polícia Militar para que a fiscalização fosse executada”, comentou o corregedor da Guarda Civil Municipal e coordenador da operação, Walter Rocha, lembrando que outras operações serão realizadas oportunamente.
A Força-tarefa envolveu a Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e as diretorias de Trânsito e Transporte e a de Operações Ambientais (DOA).