Secretária do Estado, Sonaira Fernandes apresenta protocolo ‘Não Se Cale’ em Bertioga

29 de novembro de 2023

Secretária do Estado, Sonaira Fernandes apresenta protocolo ‘Não Se Cale’ em Bertioga

Nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Bertioga recebeu a secretária de Políticas para a Mulher do Governo do Estado, Sonaira Fernandes, que realizou a apresentação do programa “Não Se cale”. O novo dispositivo de defesa às mulheres, prevê a regularização de socorro e suporte às vítimas em Lei Municipal, para estabelecimentos privados e públicos.

O evento foi realizado em alusão aos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra à mulher”, campanha que está percorrendo o estado. O movimento é celebrado em todo país do dia 20 de novembro ao dia 10 de dezembro, data da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A ação também divulgou como os estabelecimentos podem reconhecer o sinal de socorro, um gesto simples e inclusivo, que pode ser feito de forma discreta. Ele envolve três passos: 1) palma da mão aberta e voltada para fora; 2) dobrar o polegar ao centro da palma; 3) fechar os outros dedos sobre o polegar, em referência a situações de ameaça ou coação. O sinal já é conhecido nas redes sociais e utilizado em mais de 40 países.

Bertioga

A promoção do evento e recepção foram de autoria das vereadoras Elisangela Pedroso (Republicanos) e Renata Barreiro (PSDB), que receberam a secretária de Desenvolvimento Social, Lucília Goulart, e secretária de Saúde, Rebeca Barufi.

Na oportunidade, a secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, parabenizou a ação e ressaltou a criação da Patrulha Maria da Penha, uma das medidas adotadas pelo município com relação ao enfrentamento do problema. “O convênio já foi firmado com o Ministério Público, assinado pelo Procurador Geral e pelo prefeito Caio Matheus, para atender às mulheres vítimas. A operação entra em funcionamento com o aumento dos quadros da GCM. Os novos agentes estão prontos para iniciar treinamento”, anunciou.

Temas como atenção e acompanhamento psicossocial, auxílio moradia, Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio (PNEF) e Lei Maria da Penha, foram abordados com orientações sobre canais de denúncia e outros esclarecimentos. Panfletos e cartilhas também foram disponibilizados para distribuição no município.

Curso Gratuito

O Governo de São Paulo oferta curso de capacitação gratuito para profissionais da iniciativa privada que queiram contribuir com a iniciativa e atuam nos setores de entretenimento, lazer e gastronomia. Com emissão de certificado, a finalidade da qualificação é preparar e estimular o maior número de empreendedores a identificarem e enfrentarem situações de risco. As inscrições são realizadas por meio de formulário disponível em: http://mulher.sp.gov.br/naosecale.

Com duração de 30 horas e 100% online, os módulos abordam conteúdos de conscientização, fluxos de atendimento e rede de proteção, agregando conteúdos didáticos nas áreas de Segurança, Saúde e Assistência preparados pelo Governo de São Paulo em parceria com Universidade Virtual de São Paulo (Univesp), Fundação Vanzolini e TV Cultura.