
11 de agosto de 2023
Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga ministra aula em curso sobre abelhas sem Ferrão
A Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, através do Centro de Educação Ambiental, participa do curso "Abelhas sem Ferrão e Meliponicultura: Conhecer para Preservar" neste sábado, 12, às 14h, no Sesc. A aula busca sensibilizar sobre a relevância das abelhas sem ferrão, promover a biodiversidade local e compartilhar técnicas responsáveis para a criação de abelhas e produção de mel.
No decorrer do encontro, a Diretora do Centro de Educação Ambiental, Mylene Lyra, e a Estagiária Luiza Paciullo ministrarão a palestra com o título "O Milagre da Polinização e as Abelhas Nativas", demonstrando a maneira pela qual a educação pode destacar a relevância desses insetos por meio de diversas abordagens, como teatro, vivências, visitas guiadas e atividades educativas.
Essa união de esforços marca um importante passo na conscientização e na ação para preservar a diversidade biológica e o equilíbrio ambiental. Além de oferecer subsídios para a educação ambiental, visando fomentar a preservação da natureza, como a manutenção de áreas verdes e a recuperação de locais degradados. Também reforça a vital importância de proteger essas polinizadoras, fundamentais para a manutenção das florestas e para a vida em nosso planeta.
O curso é organizado pelo Sesc Bertioga e ocorrerá aos sábados durante os meses de agosto e setembro.
Abelhas nativas sem ferrão: polinização, agricultura e medicina
As abelhas nativas sem ferrão desempenham um papel extremamente significativo no ecossistema, principalmente através da polinização das plantas e da manutenção dos ecossistemas agrícolas pelos quais são responsáveis pela produção dos alimentos consumidos. Além disso, o mel produzido por essas abelhas é saboroso e rico em propriedades medicinais. Estudos indicam que cerca de um terço da alimentação humana depende diretamente da polinização realizada pelas abelhas.