Saúde realiza exames para identificar tracoma e hanseníase

27 de agosto de 2015

Saúde realiza exames para identificar tracoma e hanseníase

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou um trabalho de busca ativa para identificar portadores de tracoma e hanseníase, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, aconteceu em duas unidades escolares, Emeif Boracéia e EM José Carlos Buzinaro, nos dias 25 e 26, respectivamente. Devido ao mau tempo, a ação que aconteceria na Emeif José Inácio Hora nesta quinta-feira (27), foi transferida para quarta-feira (02).

Nas duas unidades escolares foram avaliadas 572 pessoas, entre estudantes e funcionários e identificados 21 casos positivos de tracoma, representando 3,6%. De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de Bertioga, Lúcia Perez Guimarães, a amostragem abaixo de 5% é considerada normal. Já com relação à hanseníase, foram identificadas 09 pessoas com manchas na pele e encaminhadas para avaliação com o médico da Vigilância Epidemiológica. As crianças examinadas contaram com autorização dos pais e responsáveis.

O tracoma é uma doença ocular infecciosa e transmissível que, se não tratada, pode levar à cegueira. A hanseníase é uma doença epidemiológica transmissível, que provoca manchas na pele ou nódulos. A região do corpo acometida pode perder a sensibilidade tátil, dolorosa e térmica. A doença, se não tratada, pode provocar lesões tais como atrofias de extremidades das mãos e pés, com perda de sensibilidade.

A realização da campanha em Bertioga contou com apoio da Coordenadoria de Tracoma do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Santos e do Programa Municipal de Tracoma de Santos, Guarujá e São Vicente.