9 de setembro de 2014
Rede municipal de ensino avança e ultrapassa meta estipulada pelo Ideb
Bertioga está entre as cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista que conseguiu avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede municipal de ensino. O Município ultrapassou a meta estipulada para 2013, que era 5.0, registrando 5.4 pontos, segundo dados de 2013 divulgados, no último dia 05, pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado apontou também que Bertioga apresentou maior evolução geral no Ideb, entre as redes municipais de ensino. No período entre 2005 e 2013 essa evolução foi de 38%.
Ao tomar conhecimento dos dados, o prefeito de Bertioga fez questão de lembrar as ações realizadas no inicio do seu governo com o objetivo de mudar a realidade das escolas municipais. O resultado positivo, segundo ele, mostra que os investimentos feitos pela Prefeitura geraram bons frutos.
“Estamos garantindo uma educação de qualidade, investindo em nossas crianças e professores. Ainda não chegamos ao ideal, mas esse resultado positivo mostra que estamos no caminho certo e que nos motiva, ainda mais, para fazer os investimentos que a educação do Município precisa”, ressalta o prefeito.
Na avaliação do secretário municipal de Educação, esse resultado cumulativo no decorrer desses oito anos, comprova que Bertioga está no caminho certo. “Além do alcance das metas estabelecidas pelo MEC, a projeção para 2015 é ratificar o Sistema Municipal de Ensino de Bertioga como o primeiro em qualidade de ensino em toda Baixada Santista”, comemora o secretário.
Alguns fatores colaboraram com o salto positivo na qualidade do ensino de Bertioga, como a adoção do sistema do ensino apostilado a partir de 2009; a realização de concurso público para contratação de professores e profissionais de apoio escolar; investimento em formação continuada, propiciando o acesso desses profissionais às novas tecnologias; Inclusão digital e implantação das Salas de Recursos Multifuncionais.
Divulgado a cada dois anos, o Ideb funciona como um dos indicadores nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação. Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2007, o índice representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb– para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.