Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Vitor Batista Pinto

5 de dezembro de 2024

Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Vitor Batista Pinto

A Prefeitura de Bertioga, por meio do Projeto “Ruas e Memórias”, homenageia Vitor Batista Pinto, popularmente conhecido como “Seu Vitor”. A Rua 14, localizada no bairro de São Lourenço, será denominada como Rua Vitor Batista Pinto, em referência ao homenageado.

O projeto tem o objetivo de prestigiar pessoas que marcaram o município, eternizando-as com a atribuição de seus nomes a equipamentos públicos, ruas ou praças. Placas que contam suas trajetórias são instaladas para celebrar suas contribuições.

Saiba mais sobre o homenageado:

Vitor Batista Pinto, “Seu Vitor”, como era conhecido, foi um caiçara nascido em São Lourenço em 12 de abril de 1935, na família mais antiga da cidade. Filho de Nicolau Antunes Pinto e Cândida Batista Pinto, foi casado com Arlete dos Santos Pinto e tiveram cinco filhos, dez netos e seis bisnetos.

Descende de povos originários e negros escravizados e sempre buscou preservar a história do bairro. Articulou junto ao poder público quando Bertioga ainda era distrito de Santos, nos governos dos prefeitos, Paulo Gomes Barbosa o qual tinha a intimidade de chamá-lo de Barbosinha e Antônio Manoel de Carvalho, conseguindo a nomeação das ruas do bairro que nasceu com o nome dos cidadãos que lá viveram, tais como tios, avós, primos...

Em 3 de novembro de 1947, num movimento interno junto aos primos e outros moradores do bairro, participou efetivamente da fundação do São Lourenço Futebol Clube, um dos primeiros times de futebol da cidade e a Sociedade Amigos de São Lourenço em 1975, sendo presidente de ambas as entidades pelas quais lutou com muita dedicação e afinco.

Fez parte da emancipação de Bertioga, tanto no primeiro quanto no segundo movimento (1958 e 1991), onde têm seu nome registrado na Comissão dos Emancipadores da Cidade e foi candidato a vereador na primeira eleição de Bertioga em 1992.

Independentemente de estar envolvido em um cargo político ou público que nunca teve, sempre esteve envolvido nos meandros políticos da cidade em busca do bem comum, não importando os bairros e, nunca esquecendo evidentemente, do Bairro São Lourenço, que amava muito e lutava com fervor.

A Educação era sempre sua prioridade, inclusive era uma frustração que tinha por não ter tido a oportunidade dos estudos, mas transformou esta frustração incentivando os filhos, parentes e amigos, sempre dizendo:

Foi também catequista, pregador e Ministro da Eucaristia na Comunidade Católica da Paróquia São João Batista e um dos fundadores e incentivadores da RCC – Renovação Carismática Católica de Bertioga. Catequizava e ajudava as pessoas em situação de rua.

Nos deixou em 21 de julho de 2020, mas sua história e lição de vida será sempre lembrada por todos. Vitor Batista Pinto não tinha a Formação Acadêmica que tanto sonhou, mas no seu legado de incentivo, foi um grande mestre para muitos.