Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Nicola D’Angelo

11 de junho de 2024

Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Nicola D’Angelo

A Prefeitura homenageia Nicola D’Angelo Neto. A homenagem faz parte do projeto “Ruas e Memórias”. A praça localizada na confluência das vias Avenida Anchieta com a Rua Dr. Aldo Ennos de Moraes, no Maitinga, passará a se chamar Praça Nicola D’Angelo Neto em referência ao homenageado.

A iniciativa tem como objetivo prestigiar e eternizar pessoas, dando o nome às vias ou praças públicas. Nos locais são instaladas placas que contam a trajetória de cada pessoa homenageada.

Saiba mais sobre a homenageado:

Nicolino D’Angelo Neto, o Vô Nicola, ou Sr. Bugiganga, nasceu em 1930, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Foi casado com Wanda Aparecida D’Angelo, atualmente com 92 anos, e tiveram dois filhos, Ulisses D’Angelo e Francisco D’Angelo Neto. Nicola foi avô de Marcus e Caio D’Angelo, músicos em Las Vegas da banda Thrash Metal Claustrofobia, e Bruno César D’Angelo, produtor cultural em Bertiga.

Também foi avô de Adriana Paula D’Angelo e Andrea Cristina D’Angelo, ambas residentes em Leme – SP.

O descendente de italianos dedicou 35 anos ao ensino no Senai, Abrava e Springer Carrier, contribuindo significativamente para o setor de refrigeração no Brasil.

Em 1950, montou o primeiro fabricador de gelo em barras na Colônia de Férias do Sesc Bertioga.
Após se aposentar em 2009, mudou para Bertioga, onde se destacou em trabalhos de artesanato com recicláveis, doações para aulas de arte na Associação Pais e Amigos dos excepcionais (APAE), pintura de quadros e manutenção de eletrônicos.

Nicola D’Angelo Neto faleceu aos 93 anos em Bertioga, no dia 23 de novembro de 2023, deixando um legado de criatividade e pioneirismo na área de refrigeração, sendo homenageado no livro memória da refrigeração e Ar Condicionado no Brasil.