
29 de outubro de 2023
Projeto ‘Ruas e Memórias’ homenageia Dr. Carlos José Oliveira Trevisan
O Projeto "Ruas e Memórias" da Prefeitura de Bertioga homenageia Carlos José Oliveira Trevisan. A Rua Aprovada 156, Bairro Indaiá, foi denominada como Rua Dr. Carlos José Oliveira Trevisan, em referência ao homenageado, por meio da Lei n. 1.354, de 30 de maio de 2019
O projeto tem o objetivo de prestigiar pessoas que marcaram o município, eternizando-as com a atribuição de seus nomes a ruas ou praças. Placas que contam suas trajetórias são instaladas para celebrar suas contribuições.
Saiba mais sobre o homenageado:
Nascido em 7 de maio de 1938 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, Carlos José Oliveira Trevisan, o segundo dos quatro filhos do advogado e tabelião Carlos Trevisan e da dona de casa Annita de Oliveira Trevisan. Sua história na área jurídica teve influência evidente de seu pai, assumindo o cargo de Oficial Maior no cartório de Registro Civil, do qual seu pai era Escrivão Maior, na cidade de Getulina/SP.
Posteriormente, foi convidado a assumir o cargo de Oficial Maior, quando da instalação da comarca de Suzano, no ano de 1962, cargo que exerceu até 1970, época em que se formou em Direito na primeira turma da então Faculdade de Direito Braz Cubas (posterior UBC - Universidade Braz Cubas), em Mogi das Cruzes. Carlos José Oliveira Trevisan, após sua formatura, foi convidado pelo então prefeito municipal de Suzano, Sr. Pedro Sinkaku Miyahira, para ocupar a Secretaria Jurídica naquele mandato (1969-1973), atuando principalmente na implantação de loteamentos industriais, que trouxeram muito desenvolvimento para Suzano e região.
Formou-se ainda em Contabilidade, pelo Liceu Santo Antônio de Educação, e era sócio fundador da Trevisan & Trevisan Junior - Advogados Associados, hoje gerenciada por seus filhos, com importante atuação na área jurídica da região. Foi fundador de diversas Lojas Maçônicas em Mogi das Cruzes, Suzano e região, e era membro ativo da Loja Maçônica Portal de Bertioga, exercendo cargo de Deputado Federal por várias gestões. Era membro ativo do Lions Clube desde 1985, organização internacional voltada para serviços humanitários, tendo sido eleito presidente para a gestão 2000/2001, e recebido o troféu "Eficiência Leonística" por seu ótimo desempenho.
Casou-se com a professora Leila Aparecida Marques Trevisan em 1965, com quem teve os filhos, Carla Regina Trevisan e Carlos José Trevisan Júnior, que lhe deram 2 netos (Enzo e Luigi).
No ano de 1969, adquiriu um pequeno terreno na praia do Indaiá, tendo, em 1974, construído uma casa, época de muitas dificuldades, haja vista a falta de infraestrutura do então distrito de Bertioga. A viagem de Suzano para Bertioga chegava a levar mais de 4 horas, além de ter que transitar pela praia do centro de Bertioga até a praia do Indaiá, o que, por inúmeras vezes, era uma verdadeira aventura. Fiel ao seu espírito empreendedor, abraçou o projeto Indaiá Home Club, criado e realizado pela Caio Matheus Construtora, adquirindo 2 unidades e, com seu incentivo e ajuda do filho corretor de imóveis, vendeu outras 12 unidades do empreendimento até então inédito no bairro.
Este empenho e dedicação valeram a eleição como primeiro Síndico do Condomínio, sendo posteriormente reeleito. Sempre lutou pelo reconhecimento de Bertioga como pólo fomentador de negócios e influenciou pessoas para que dessem à cidade o desenvolvimento necessário e investissem em novos empreendimentos. Isso proporcionou aos munícipes e turistas uma melhor condição de vida. Sua contribuição foi uma forma de retribuir à cidade que sempre o acolheu. Infelizmente, veio a falecer em 14 de fevereiro de 2016.