Programa Praia Acessível ganha ponto fixo no Centro durante a temporada

23 de dezembro de 2015

Programa Praia Acessível ganha ponto fixo no Centro durante a temporada

O programa Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (temporário ou permanente), ganhará um ponto fixo durante a temporada de Verão.

Todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 9 às 15 horas, a partir do dia 01 de janeiro, três cadeiras estarão disponíveis em uma tenda montada na praia da Enseada, no Centro, próximo à Praça de Eventos. Para utilizar a cadeira é necessário que o deficiente esteja com um acompanhante. No local, um profissional da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, estará à disposição para informações sobre a utilização da cadeira.

Vale ressaltar que o programa Praia Acessível conta com um ponto de disponibilização de cadeiras, de segunda a quinta-feira, das 9 às 15 horas, na sede da Secretaria de Segurança e Cidadania, na Avenida Thomé de Souza, 1.191, na praia da Enseada, no Centro.

O programa ainda conta com parceiros, como o Sesc Bertioga, no bairro Rio da Praia, que também mantém um ponto na praia com três cadeiras e funciona todos os dias, das 9 às 15 horas. Em Boracéia, a parceria é feita com a Oscip Boracéia Viva.

O programa Praia Acessível, do Governo do Estado, disponibiliza as cadeiras anfíbias que permitem ao deficiente entrar na água com segurança. Elas contam com pneus especiais, que possibilitam a locomoção na areia e não afundam na água. A altura ainda permite que o usuário entre na água em uma profundidade não perigosa. Desde a implantação do ‘Praia Acessível’ em Bertioga, em 2010, mais de cinco mil pessoas utilizaram o equipamento.