Professores recebem qualificação para o Programa de Integração Família Escola

30 de junho de 2014

Professores recebem qualificação para o Programa de Integração Família Escola

DIC - 27/06/2014

Cerca de 200 professores da rede municipal de ensino de Bertioga, do 1º ao 5º ano, participaram da qualificação para o Programa de Integração Família Escola (PIFE), instituído no Município em março deste ano, quando foi aprovada na Câmara de Vereadores lei nesse sentido, de autoria do Executivo.

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (26), no Sesc Bertioga e a orientadora foi a pedagoga Roberta Bellinato, responsável pelo desenvolvimento do programa no município de Taboão da Serra. O PIFE consiste na visita dos professores à casa dos alunos, estreitando a relação entre a família e a escola, diminuindo a evasão e a repetência, e melhorando a qualidade do ensino.

Podem participar do Programa professores do ensino fundamental que cumprem jornada de 40 horas semanais e, em razão dessa jornada, já são remunerados por 10 horas semanais de trabalho pedagógico e professores readaptados que estejam à disposição da Secretaria de Educação. A adesão é espontânea e os professores interessados receberão qualificação para o desenvolvimento do programa. Um segundo passo será a adesão das famílias. Ainda não há um prazo para início das visitas.

A lei aprovada autoriza o pagamento de 20 Unidades Fiscais do Município (Ufibs), cerca de R$ 51,00 a cada visita realizada. Os diretores das escolas, ou qualquer outro funcionário designado, serão nomeados pelo secretário de Educação como coordenadores do PIFE e receberão duas Ufibs, cerca de R$ 5,00 por visita realizada.

Nos encontros, pais e professor irão conversar sobre o desenvolvimento do aluno, seu aproveitamento escolar, como ele se relaciona com os pais e irmãos, como e onde estuda e o que mais gosta de fazer. Na volta à escola, o professor discute com a equipe pedagógica como vai utilizar o conhecimento que adquiriu na visita à família com o aluno em sala de aula e as possíveis adequações pedagógicas.

Objetivos

Um dos objetivos do PIFE, além de melhorar o desempenho dos alunos, é promover a aproximação entre escola e família, ampliando a participação ativa da comunidade na gestão democrática da escola, que é uma das determinações do Plano Nacional de Educação.