Primeira turma do curso de férias recebe certificados.

13 de janeiro de 2017

Primeira turma do curso de férias recebe certificados.

Terminou esta semana, o curso de férias “Entre a serra e o oceano tem o nosso manguezal” da Prefeitura de Bertioga, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente. Quarenta crianças e adolescentes de 9 a 13 anos participaram de uma semana recheada de atividades.

Elas tiveram aulas no Forte São João, na praia e no barco escola que percorreu o Canal de Bertioga. A turminha pôde desbravar e conhecer os três tipos de mangue que existem na cidade: branco, vermelho e preto. Divididos em turmas, os alunos colocaram a mão na lama e viram caranguejos, crustáceos, siris, ostras. Na mata, construíram uma mandala com folhas em decomposição. Bruna Gonçalves Baisi, de 10 anos adorou o curso. “Nunca tinha visto a lama, adorei descer e aprender sobre os tipos de mangue”.

O estudante Gabriel Losacco, também de 10 anos voltou do passeio cheio de conhecimento. “Aprendi sobre a importância de tudo que tem lá, das raízes, árvores, solo e dos animais”.

A bióloga Mylene Lyra explicou que a mistura dessa água do oceano e rio é rica em nutrientes. “Tudo isso faz o ecossistema se desenvolver porque o mangue serve pra produzir alimentos e abrigo para os animais, peixes”.

Nesta sexta-feira, no Forte, os estudantes receberam os certificados de conclusão do curso das mãos do prefeito Caio Matheus e o balanço foi bem positivo. “Foi muito legal porque não tinha muito o que fazer nas férias e consegui aprender me divertindo”, disse Gabriel do Amparo, de 10 anos.

João de Andrade Nehme, de 11 anos deu uma aula de conscientização. “As pessoas tem que aprender a preservar o mangue porque ele é muito importante para a natureza”.

MAIS CURSOS

E a programação não acaba por aí. As inscrições para o terceiro curso “Conhecendo as aves do manguezal” estão abertas pros adolescentes de 14 a 16 anos. As aulas acontecem nos dias 25 e 26 de janeiro. São 40 vagas. Os interessados devem ir no Viveiro de Plantas Leopardo Francisco da Silva – ‘Seo Leo’, na Rua Manoel Gajo, s/nº.