Preservação e natureza são celebrados em Bertioga pelo Dia Nacional da Mata Atlântica

27 de maio de 2024

Preservação e natureza são celebrados em Bertioga pelo Dia Nacional da Mata Atlântica

Dia 27 de maio é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica, para conscientização desse bioma tão importante. Por conter 90% de sua área de Mata Atlântica preservada e formar um corredor ecológico tão rico, Bertioga comemora neste final de semana o Festival da Mata Atlântica com diversas programações, entre shows, teatro, feiras e mostras culturais.

Conhecida pelo Ecoturismo, lazer e a educação ambiental, a região tem uma infinidade de recursos naturais, como os rios Guaratuba, Itaguaré, Jaguareguava, áreas de manguezais, e grande biodiversidade. Ademais, contém diversas comunidades tradicionais, como a Terra Indígena Guarani do Ribeirão Silveira, a comunidade Vila da Mata, além da Reserva Natural do Sesc de Bertioga, com trilha e diversas atividades socioambientais.

Com dois Parques Estaduais, Bertioga atua pela preservação da vida, educação ambiental e turismo ecológico. Entre eles, o Parque Estadual da Restinga (PERB) e o Parque Estadual da Serra do Mar, que além de ser de uma beleza inconfundível, é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica.

Com 12 trilhas disponíveis e diversas cachoeiras para banho, é possível realizar os passeios mediante um Monitor Ambiental credenciado, tanto para preservação pessoal quanto do local. Entre os atrativos turísticos, há observação de aves e fotografias, trilhas, camping, mirante, canoagem, mergulho, além de diversas modalidades de esporte praticadas na praia e na natureza.

Visando a sustentabilidade e a conservação ambiental, Bertioga contém diversas iniciativas, como o programa Mar Sem Lixo, limpeza dos manguezais e das praias, barco escola “Arca do Saber” e diversas feiras de economia solidária durante o ano.

O dia de hoje é uma homenagem a "Carta de São Vicente”, que foi escrita pelo Santo Católico Padre José de Anchieta, promovendo a conscientização da população para conservação e recuperação da Mata Atlântica.

Segundo o Chefe de Ecoturismo, Aluizio Durço Bernardino, “Esses princípios têm relação direta com o Ecoturismo, pois é uma atividade turística que promove a interação entre a natureza e o turista de forma harmônica onde a contemplação da natureza em conjunto com a educação ambiental realizada pelos condutores(as) de turismo aumentam os níveis de conscientização dos visitantes quanto a necessidade de recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica”, relembrando o Santo Padre José de Anchieta, que esteve em Bertioga.

Serviço:

Para conferir mais informações sobre as trilhas, acesse o site do turismo e confira todas as dicas de roteiro: https://www.bertioga.sp.gov.br/turismo/.

Participe do XI Festival da Mata Atlântica comemorado entre o dia 31 de maio até 2 de junho, na Tenda de Eventos. Confira a programação completa no link https://bit.ly/mata_atlantica