Prefeitura reformula paisagismo do Parque dos Tupiniquins

23 de maio de 2014

Prefeitura reformula paisagismo do Parque dos Tupiniquins

DIC

Um laudo técnico, baseado em 15 critérios ambientais, selecionou 22 árvores, no Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João (Centro), que serão removidas por estarem comprometidas e pondo em risco a segurança das pessoas que transitam pelo local, uma vez que acidentes nesse sentido já ocorreram. São árvores exóticas, que serão compensadas por 100 novas espécies nativas da Mata Atlântica, entre elas Manacá, Jerivá, Jussara, Ipê e Aroeira.

Os procedimentos de remoção estão sendo acompanhados por dois engenheiros (agrônomo e florestal) e um técnico agrícola. Conforme o laudo, as árvores encontram-se em estado avançado de deterioração interna e algumas já estão mortas, e por isso é necessária a intervenção. A área foi isolada para garantir a segurança dos frequentadores do parque.

Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que também está promovendo a poda das demais espécies existentes no local. O trabalho de remoção teve início há 15 dias e a previsão da secretaria é que se estenda por mais 30 dias.