Prefeitura reforça importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos

4 de fevereiro de 2015

Prefeitura reforça importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos

A participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos é um fator determinante para o desempenho do aluno na escola, tornando a família uma instituição importante no processo de ensino e aprendizagem. Pensando em fortalecer esse processo, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, está desenvolvendo diversas ações que podem auxiliar os pais e responsáveis a acompanhar a vida escolar de seus filhos.

Uma das ações que já apresenta resultados é o ‘Programa de Integração Família Escola’ (Pife), no qual os professores, do 1º ao 5º anos, visitam a casa dos alunos no contra turno. O objetivo é estreitar a relação entre a família e a escola, melhorando a qualidade da educação. Esse programa, cuja adesão de professores e famílias não é obrigatória, teve início no segundo semestre do ano passado. Durante as visitas, os professores distribuem uma cartilha desenvolvida pelo Ministério da Educação, que explica a importância de acompanhar a vida escolar dos filhos. A Secretaria de Educação já iniciou estudos para a ampliação do Pife também para alunos da educação infantil.

Outra novidade é a pesquisa de satisfação que integra o programa ‘Lição de casa é participação’. O objetivo é questionar os pais sobre o acompanhamento nas tarefas que são propostas pelos professores. “Cabe aos pais avaliar se a escola está satisfazendo a expectativa, bem como participar das atividades da unidade”, comentou o secretário de Educação.

A Secretaria de Educação está distribuindo aos interessados um questionário para conhecer como é o acompanhamento dos pais na vida escolar dos estudantes. No folheto também é possível apresentar sugestões para melhorar a qualidade do ensino. O questionário pode ser retirado na secretaria da unidade escolar.

Mais um programa que visa aproximar a comunidade da unidade escolar é o ‘Um dia de aluno’, que tem a proposta de convidar pais e responsáveis para passar um dia na escola, acompanhando todas as atividades, em sala de aula, no pátio e até mesmo durante o horário da merenda.

Os interessados devem se cadastrar na própria escola, informando seus dados pessoais, o nome do aluno e a data da visita, que será agendada conforme possibilidade da escola. Os responsáveis que estiverem vivendo um dia de aluno poderão conhecer toda a rotina da escola, a infraestrutura e o desenvolvimento das atividades. As visitas podem ser feitas nos meses de abril a junho e de agosto a outubro deste ano.

Calendário Escolar

O Calendário Escolar 2015, elaborado pela Prefeitura de Bertioga, estabelece 200 dias letivos, conforme determina a Lei de Diretrizes e Base da Educação, bem como o período de férias, recesso escolar e feriados. A Secretaria de Educação vai distribuir o calendário nas unidades escolares para que os pais acompanhem a presença dos filhos. “Essa é mais uma forma de participar da vida escolar e confirmar a realização dos 200 dias letivos e as atividades realizadas nas escolas”, explicou o secretário.