29 de junho de 2018
Prefeitura realiza encontro para discutir sobre moradores de rua e desabrigados
A Prefeitura de Bertioga realiza no dia 04 de julho, às 18 horas, o II Encontro entre Autoridades, Empresários, Sociedade e Entidades, no Sesc. O objetivo é discutir a questão da população que se encontra em situação de rua no Município. A ação é iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.
Segundo a Diretora de Proteção Especial, o evento reunirá autoridades e empresários, para debaterem ações e soluções para moradores de rua e desabrigados existentes na Cidade.
Na oportunidade, será apresentada a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias - ADESAF, que hoje é a responsável pela Casa de Passagem/Albergue e Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes. Será explicado aos participantes como é o funcionamento da Casa de Passagem/Albergue, os números de atendimentos entre homens e mulheres, quantos reencontros a Municipalidade proporcionou e a quantidade de recâmbios realizados.
Segundo a Diretora, a maioria dos usuários que chega ao Município são encaminhados rapidamente para seus destinos, porém, uma grande parte não consegue se restabelecer imediatamente. Em outros casos as pessoas não têm documentos, o que dificulta o trabalho. Em alguns, a pessoa em situação de rua se apresenta irredutível e diz não querer rever seus parentes, geralmente por conflito familiar.
"Se o indivíduo mostrar interesse em voltar para o seu município, os técnicos fazem contato com a família e o encaminha ao seu destino, disponibilizando veículos da própria Secretaria ou passagem de ônibus", conclui.
CASA DE PASSAGEM
Entre os serviços oferecidos no local, estão higienização, alimentação, pernoite, encaminhamento para as redes de serviços, orientação para o mercado de trabalho, oficinas de capacitação e busca da cidade de origem e familiares.
Em parceria com a Secretaria de Saúde são oferecidos testes de Hepatite B, C e exames de BK (escarro). Já os casos de saúde mental (dependentes químicos e transtornos mentais) são encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial de Bertioga (CAPS). Além disso, os técnicos e monitores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda realizam abordagens, com o intuito de acolher os moradores de rua e encaminhá-los ao equipamento.
DOAÇÕES
A população pode colaborar com a Casa de Passagem/Albergue realizando doações de roupas masculinas e femininas; de cama e banho; roupas íntimas e produtos de higiene pessoal. As doações devem ser encaminhadas para a unidade, que fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, no Centro (antigo Parque Estoril).