Prefeitura realiza 1ª ‘Expo Musicando’ a partir do dia 28

17 de julho de 2014

Prefeitura realiza 1ª ‘Expo Musicando’ a partir do dia 28

Alunos das escolas municipais de Educação Infantil Jardim Albatroz, São Lourenço, José de Oliveira e do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Rio da Praia serão os atores principais da 1ª Expo Musicando, que a Prefeitura de Bertioga realiza, por meio da Secretaria de Educação, entre o próximo dia 28 e 01 de agosto.

O evento, que consiste em exposição de trabalhos e apresentações musicais pelas crianças que participam do Projeto Musicando, vai acontecer no galpão anexo à Secretaria de Educação, no Paço Municipal, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Vila Itapanhaú (Centro).

Serão dois ambientes de atividades: das 9 às 16 horas, acontece a exposição; e das 9 às 15 horas, apresentações musicais. De acordo com Sidney Pontes, diretor do projeto, a exposição reunirá trabalhos desenvolvidos pelas crianças, com base em registros musicais, ou seja, elas ouvem os sons e registram o que entenderam, no papel.

“São registros musicais sob a interpretação de cada um. Trabalhamos com elas os sons musicais, a ecologia acústica (sons da natureza), entre outros, que são transferidas para por meio de desenhos para o papel. São esses os trabalhos que elas vão apresentar na exposição”, explica Pontes.

Já a segunda etapa do evento vai acontecer de 04 a 08 de agosto com a exposição das crianças da Educação Infantil, das 9 às 16 horas e participação dos professores Luciano Costa e Sidney Pontes, que farão apresentações musicais das 9 às 15 horas.

No período, alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental estarão visitando a mostra e assistindo as apresentações, tendo em vista que, a partir de agosto, eles também serão beneficiados com o projeto Musicando.

Musicando

Atualmente, o Projeto Musicando, desenvolvido nas escolas do Município desde 2009, atende 3.080 crianças, em 20 unidades escolares do Município. O projeto atende à Lei Federal n° 11.769, de 18 de agosto de 2008, que altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.

O projeto piloto do ‘Musicando’ começou a ser executado, em 2009, na Emeif Professor José Inácio Hora, localizada na Rua Dr. Rodrigues Alves, 759, no Centro/Jardim Paulista.