Prefeitura inaugura o Centro de Educação Especializado

14 de agosto de 2014

Prefeitura inaugura o Centro de Educação Especializado

Com as presenças do prefeito de Bertioga, do vice-prefeito, do secretário de Educação, de vereadores do Município e de técnicos da Educação, a Prefeitura de Bertioga inaugurou, na manhã de segunda-feira (11), o Centro de Educação Especializado (CEE). A unidade, que dará suporte para todo projeto educacional, preparando a criança para a inclusão social, funciona na Rua Jorge Ferreira, 586, no Centro, e atende atualmente 35 crianças, que necessitam de acompanhamento especializado e intervenção constantes.

O secretário de Educação disse que o CEE veio fortalecer o trabalho que antes era desenvolvido no Núcleo de Apoio à Criança Especial (Nace), que cuidava de crianças com síndromes mais severas e outras que apresentavam problemas, mas que tinham oportunidade de inclusão.

“Fizemos uma divisão e trouxemos do Nace 13 crianças que estavam exigindo mais cuidados. Além disso, existia uma fila de espera de crianças com síndromes mais severas e que passaram a ser atendidas no CEE, além daquelas que se encontravam em sala de aula, mas que não estavam se adaptado na escola regular”, explicou o secretario., lembrando  que o CEE assiste  as crianças quando a inclusão dessas na rede regular de ensino não atende a todas as necessidades para  o bom desenvolvimento integral do educando.

“Para fazer mudanças, temos que ousar. Confiem nesses profissionais, porque eles querem o melhor para os seus filhos”, ressaltou o prefeito se dirigindo aos pais que estavam presentes  à solenidade. “Estou extremamente feliz, porque com o CEE estamos dando mais um passo fundamental em prol da qualidade de vida das crianças  e também de seus pais” disse .

A cerimônia foi acompanhada por representantes da Comissão de Mães com Crianças Especiais de Bertioga (Comeb), entidade que vem trabalhando junto com a Prefeitura e Câmara Municipal para promover mudanças em prol da criança especial, discutindo problemas e possíveis soluções à situação de cada uma delas.

Fabiana Bonifácio Lessi, mãe de aluno, assistido pelo CEE, e integrante da diretoria da Comeb  comemorou,  destacando que a  inauguração do Centro foi mais uma vitória de uma luta que vem se estendendo  há um ano .

“Só temos a agradecer a Prefeitura e a Câmara de Vereadores que nunca nos viraram as costas quando íamos procura-los. Fico mais tranquila agora que o CEE foi oficializado, porque os políticos passam, mas o nosso Centro está garantido e vai continuar aqui, e lá na frente, nossas crianças estarão amparadas”.

A presidente da Comeb, Shirley Maria dos Santos Nagai também se manifestou pela oficialização do CEE. “Isso aqui é só o começo. Outros avanços virão, porque hoje Bertioga já tem necessidade de implantar outros núcleos, como para atendimento a autistas, por exemplo, em função da  demanda que está crescendo. Vamos continuar nossa luta”.

No CEE, os alunos estão sendo atendidos por uma equipe de educadores, que desenvolvem atividades educacionais, utilizando metodologias específicas para o atendimento às necessidades de aprendizagem, focando em conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais e tarefas de vida prática, segundo explica a psicopedagoga e chefe de Setor de Educação Especial do Município, Karen Keller.

A unidade atende, atualmente, 35 crianças, totalizando sete turmas divididas em dois períodos. De manhã são três turmas de autistas e deficientes intelectuais e uma turma de crianças com paralisia cerebral. À tarde são: uma turma de autistas e duas de crianças com paralisia cerebral.

Conforme Karen, são turmas de, no mínimo, cinco alunos, que são acompanhadas por um professor e dois cuidadores por turma, além do atendimento educacional especializado, realizado por uma equipe multidisciplinar formada por um psicomotricista, um professor de Educação Física Adaptada, aulas de capoeira e artes.

O CEE também atende crianças do Ensino Fundamental I, da rede municipal de ensino (1º ao 5º ano), que contam, em sala de aula, com o apoio de um professor para Atendimento Educacional Especializado (AEE) - uma em cada unidade escolar, que fazem o atendimento pedagógico da crianças com necessidades especiais. No total são 18 AEE. A rede de ensino conta, também com 60 cuidadores para atender crianças que precisam de acompanhamento individualizado constante.

A cerimonia de inauguração foi prestigiada por professores e técnicos em Educação Especial, pais de alunos e pelos vereadores Luis Henrique Capellini (presidente da Câmara Municipal), Antônio Rodrigues Filho, Márcia Lia e José Feliciano.