Prefeitura de Bertioga investe mais de R$ 15 milhões em obras para o segundo semestre

30 de junho de 2014

DIC - 27/06/2014

A Prefeitura de Bertioga concluiu a licitação para diversas obras no Município, que somam mais de R$ 15 milhões de investimentos. São obras de infraestrutura urbana, que consolidam o novo momento de desenvolvimento que a Cidade vive, com serviços de macro e microdrenagem, pavimentação e construção de uma unidade escolar, que estão garantindo mais qualidade de vida, conforto e mobilidade à população.

O prefeito de Bertioga enfatiza que o trabalho que está sendo feito por todo Município, é necessário e visa melhorar as condições de deslocamento de pedestres e veículos na área urbana da Cidade.

O plano de obras para o segundo semestre contempla seis obras licitadas: a última etapa da reurbanização da orla da Praia da Enseada (Centro), a microdrenagem e drenagem superficial de vias públicas no bairro Indaiá; as avenidas marginais Norte (bairro Chácaras); e Sul-SP-55, no trecho relativo ao sistema viário do entorno da Rodoviária Municipal (Vista Linda), o recapeamento da pista direita da Avenida Anchieta, sentido Centro até o Indaiá e, também, a construção de uma creche-escola, na Rua Luiz Pereira de Campos (Centro), em terreno ao lado do Paço Municipal.

A última etapa da reurbanização da orla, cujo projeto é do arquiteto Ruy Ohtake, consiste em serviços de refazimento da drenagem, pavimentação e sinalização viária no trecho da Avenida Thomé de Souza, entre a Rua Francisco Pinto e Avenida 19 de Maio (Albatroz); e também na execução do paisagismo no jardim, no trecho que vai da Avenida 19 de Maio até a Rua Hugo Santos Silva, no bairro Maitinga (antiga Vila Agaó). Para essa obra, os investimentos provenientes do Dade do ano 2013 são da ordem de pouco mais de R$ 4 milhões.

Para as obras de microdrenagem e drenagem superficial de vias públicas no bairro Indaiá, serão destinados recursos de R$ 2 milhões, do Fundo de Recursos Hídricos (Fehidro). Os serviços beneficiarão oito ruas da região. As águas pluviais de ambas as bacias serão canalizadas para os canais das avenidas Lucas da Cruz Carvalho e Anchieta e da Rua do Telégrafo, cujas obras já foram concluídas.

Outras duas importantes obras licitadas são a Avenida Marginal Sul, no trecho relativo ao sistema viário do entorno da Rodoviária Municipal, no bairro Vista Linda; e o recapeamento da pista direita da Avenida Anchieta, do Centro até o bairro Indaiá.

Os recursos a serem aplicados nessas obras somam R$ 6,3 milhões, provenientes do Dade de 2014. Será executada a urbanização da Avenida Marginal Sul da SP-55, entre a Rua José Carlos Pace e o trevo do Condomínio Hanga Roa; a implantação do sistema viário no entorno da Rodoviária, no bairro Vista Linda; e a recuperação da pavimentação asfáltica e execução de microdrenagem da Avenida Anchieta, no trecho entre os bairros Rio da Praia e Indaiá.

A Prefeitura também licitou a as obras de reurbanização da Avenida Marginal Norte, da SP-55 (Rodovia Rio-Santos), no bairro Chácaras, no trecho entre o bairro Chácaras (antigo Chácaras Itapanhaú) e a Rua Aprovada 599, no bairro Vista Linda. Serão investidos na reurbanização cerca de R$1,7 milhão, sendo pouco mais de R$ 1,4 milhão provenientes do Fundo Metropolitano. O restante é contrapartida da Prefeitura. No local serão executados serviços de drenagem, pavimentação, guias, sarjetas, bocas de lobo e calçadas para pedestres.

Também já está licitada a obra de construção de uma creche-escola, na Rua Luiz Pereira de Campos (Centro), em terreno ao lado do Paço Municipal. A unidade escolar receberá investimentos de pouco mais de R$ 1,5 milhão para a construção, e mais 10% para despesas de custeio, e terá capacidade para atender 150 vagas.