7 de fevereiro de 2020
Prefeitura cria estratégia para agir em caso de contaminação por coronavírus
Não há casos de coronavírus em Bertioga, nem em cidades vizinhas. Porém, a Prefeitura se prepara, caso haja suspeita no Município. Nesta quinta-feira (06), mais de 30 profissionais da saúde de Bertioga se reuniram para discutir o Plano de Contingência Municipal que deve ser seguido por todas as unidades da Cidade.
No documento constam informações sobre como cada profissional deve proceder, quais são os riscos, forma de internação e avaliação, entre outros. No encontro também foi comunicado que havendo confirmação de infecção, os pacientes devem ser encaminhados aos Hospitais de referência da Baixada Santista: Hospital Emílio Ribas, no Guarujá e Guilherme Álvaro, em Santos.
Sobre o vírus:
Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, as infecções por coronavírus causam doenças leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. Os sintomas são: coriza, febre, dor de garganta, tosse e infecção de vias aéreas inferiores (pneumonia).