Prefeitura acompanha ações da sabesp para garantir abastecimento de água

30 de dezembro de 2023

Prefeitura acompanha ações da sabesp para garantir abastecimento de água

Visando a normalização do fornecimento de água nos bairros da cidade, neste sábado (30), o secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos, e o secretário de Obras e Habitação, Rachid, visitaram as instalações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para verificar o andamento do serviço.

De acordo com a companhia, não é um problema técnico, a Sabesp está operando com toda a capacidade, com a distribuição de 160 litros por segundo. O problema se deve ao grande aumento de consumo de água devido ao fluxo de turistas, aumento de temperatura e baixo volume de chuvas, com isso estamos com baixa pressão e falta d’água em alguns pontos.

A Sabesp  orienta os clientes que façam o uso consciente da água, com as seguintes dicas: Banhos mais curtos; manter a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; deixar para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água; lavar calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;

Além disso, é recomendado que não se dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água; não use água corrente para descongelar alimentos.

A companhia também instrui a economizar o uso da água dos reservatórios domiciliares. Não sentirão alteração os ocupantes de imóveis que possuam caixas-d’água dimensionadas para o consumo durante, ao menos, 24 horas, de acordo com as normas técnicas para instalações prediais.