Praia Acessível tem atividades durante todo o ano em Bertioga

21 de novembro de 2017

Praia Acessível tem atividades durante todo o ano em Bertioga

Aproveitar aquele calorzão, o sol do verão e entrar no mar para dar aquele mergulho é tudo de bom, né? Agora imagine não poder realizar uma ação tão prazerosa e simples quanto essa.

É pensando na inclusão das pessoas com deficiência ou limitação física que existe o “Praia Acessível”, criado pelo Governo estadual. E Bertioga é a única cidade do Estado de São Paulo onde o Programa fica disponível o ano inteiro para munícipes e turistas.

O Praia Acessível atende pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária e também idosos. As “cadeiras anfíbias” são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia. Além disso, elas não afundam na água e são adaptáveis para crianças e adultos.

Atividades

Com dia e hora marcados durante o ano, a Prefeitura recebe grupos de entidades de todo o Estado, do ponto do Praia Acessível da Tenda de Eventos. Nessas ocasiões, cadeiras anfíbias ficam à disposição dos visitantes. Há também isenção da taxa de visitação que ônibus de turismo pagam para circular

Os grupos podem ainda ter uma experiência dupla ao visitar Bertioga: além de entrar no mar, podem passear no Barco Escola ‘Arca do Saber’, projeto pioneiro da Prefeitura que trabalha com a educação ambiental. Por meio de um roteiro por ecossistemas como manguezais e oceano, os visitantes tem uma aula diferente e ainda visitam patrimônios históricos da Cidade.

Pontos do Praia Acessível de Bertioga

Para o usuário que não vem em grupos, a Prefeitura ainda mantêm 13 cadeiras espalhadas em 11 pontos parceiros, que as disponibilizam em locais estratégicos, espalhados por toda a extensão das praias, das 9 às 16h. Para fazer uso da cadeira, basta apresentar um documento de identidade e ter a companhia de um responsável. O uso da cadeira deve ser feito exclusivamente na praia.

Segundo Shirley Nagai, coordenadora do Programa, o maior volume de visitas é durante o fim do ano. “Muitos dos visitantes nunca entraram no mar ou andaram de barco na vida. É emocionante ver a reação deles. É um projeto estimulante e que marca a vida dos participantes”.

Confira os pontos para usar as cadeiras anfíbias:


Tenda de Eventos

Grupos de visitantes com dia e hora marcada. Para agendar, deve-se entrar em contato pelo email acessibilidade@bertioga.sp.gov.br ou pelo telefone (13) 3317 4257.

Durante todo o ano, nos pontos parceiros, das 9 às 16 horas

Casa da Cultura - Av Tomé de Souza, 62, Centro

Hotel 27 - Av. Tomé de Souza, 829, Centro

Pousada Recanto do Sol - Rua João Ramalho, 3150, Maitinga

Pousada Xereta - Rua Mariana Rosina Anberje, 256, Jardim Rafael

Sesc Bertioga - Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Rio da Praia

Hotel Indaiá Home Clube - R. Maria Helena, 75, Indaiá

Siv Riviera São Lourenço - Largo dos Coqueiros, 15 - Riviera de São Lourenço

Posto dos Bombeiros de São Lourenço

Portaria Costa do Sol - Rua B Um, Loteamento Costa do Sol

Hotel Costa do Sol - Rodovia Rio Santos, Km 198,5, s/n, Guaratuba

Ong Boracéia Viva - Rodovia Rio Santos, km 192, nº 207, Boracéia