Plano de recuperação da Mata Atlântica avança para fase final com aprovação do CONDEMA

28 de maio de 2024

Plano de recuperação da Mata Atlântica avança para fase final com aprovação do CONDEMA

 

Nesta terça-feira (28), o Conselho Comunitário de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) aprovou o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). A elaboração do plano incluiu visitas técnicas para reconhecimento da vegetação, oficinas participativas e reuniões do grupo de trabalho para a definição do projeto.

O PMMA é um instrumento de gestão participativa que orienta a proteção, recuperação e o uso sustentável da Mata Atlântica no município. Ele inclui diagnósticos da vegetação atual, fontes de desmatamento, áreas prioritárias para conservação e recuperação, além da determinação de ações preventivas de proteção da vegetação nativa.

O plano de trabalho foi apresentado em fevereiro de 2023, e o diagnóstico socioambiental em dezembro do mesmo ano. Em 17 de maio de 2024, foi realizado o planejamento. Os próximos passos são a emissão do relatório final, seguido pelo início da execução do plano.

O PMMA foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com a participação do CONDEMA e da sociedade civil.