Parque do Jundu: mais um equipamento para educação ambiental

29 de junho de 2016

Parque do Jundu: mais um equipamento para educação ambiental

Mais um equipamento público de educação ambiental vai se tornar realidade em Bertioga: o Parque do Jundu. A Prefeitura de Bertioga abriu licitação na modalidade tomada de preço e o prazo para apresentação das propostas é o próximo dia 11. Os investimentos são de cerca de R$ 700 mil, provenientes do Ministério do Meio Ambiente.

O projeto será implantado em uma área de 5.400 m² de maciço de jundu existente na praia da Enseada, no Maitinga, e prevê a proteção da vegetação, como já vem ocorrendo, com o isolamento da área com cerca e a limpeza biológica e de resíduos sólidos periódica. Também faz parte do trabalho, o levantamento de todas as espécies exóticas, que não pertencem ao ecossistema de jundu e eliminação dessas espécies, que apresentam comportamento invasor e agressivo.

O mais importante é que o Parque do Jundu será aberto à visitação de turistas e estudantes. Para isso, será instalada uma passarela de madeira de 150 metros, suspensa cerca de dois metros de altura sobre o jundu, com quiosques de observação e conscientização sobre o ecossistema do local. O local também vai contar com um viveiro de mudas, com sementeira, que vai possibilitar o reflorestamento dessa vegetação em outras regiões litorâneas.

O valor já disponível para a Prefeitura de Bertioga é proveniente de emenda parlamentar do Ministério do Meio Ambiente, que foi conquistada pelo então deputado federal Willian Dib. A previsão de conclusão é de seis meses.

A secretária de Meio Ambiente, Marisa Roitman, comemorou a aprovação do projeto. “Será mais um equipamento para educação ambiental, além de ser um atrativo turístico”, comentou a secretária, reforçando que se trata de uma iniciativa pioneira na região, reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Ela ainda reforça que o Parque vai fomentar as atividades desenvolvidas pelo projeto ‘Quintais da Mata Atlântica’, que visa incentivar o cultivo de espécies desse bioma como forma de geração de renda. “Uma das espécies que pretendemos divulgar é a aroeira que dá a pimenta rosa, muito utilizada na culinária. Um quilo dessa iguaria chega a custar R$ 180,00”.

Ipoméia

O símbolo do Parque do Jundu é a ipoméia, espécie rasteira abundante no jundu e que dá uma flor roxa. O desenho foi feito pelo prefeito Mauro Orlandini, que estilizou a espécie, que tem folhas na  verde escuro e as flores são muito atrativas para beija-flores, abelhas e borboletas.

Jundu

Vale ressaltar que o jundu é uma vegetação nativa de grande importância para a preservação das praias, uma vez que é responsável pela fixação da areia, o que ajuda a combater a erosão costeira, além de servir como abrigo e fonte de alimento para fauna nativa. Ele ainda protege e evita o avanço da areia da praia sobre a cidade e dificulta o avanço do mar em períodos de ressaca.

TAC

O programa de recuperação do jundu faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em agosto de 2009, entre a Prefeitura de Bertioga e o Ibama, referente a um auto de infração por extração de areia da praia sem autorização dos órgãos ambientais. A multa foi convertida em programas de educação ambiental, como o Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva - ‘Seo’ Leo.