28 de maio de 2015
Pais estão confiantes de que a escola atende as necessidades de aprendizagem
Mais de mil pais de alunos da rede municipal de ensino de Bertioga responderam ao questionário ‘Lição de casa é participação’, um dos programas da Prefeitura de Bertioga, realizado por meio da Secretaria de Educação, que visa incentivar a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos.
De acordo com a pesquisa, 79,6% dos pais declararam que estão confiantes ou muito confiantes de que a escola atende as necessidades de aprendizagem do filho. Os que conversam com seus filhos sobre o que eles estão aprendendo na escola são 85,7% e 75,7% ajudam os filhos a aprender o conteúdo escolar.
Para o secretário de Educação, o resultado da pesquisa foi muito satisfatório. “Pudemos conhecer um pouco mais a opinião dos pais e essas informações são importantes para adotarmos política públicas para reforçar a participação da comunidade na vida escolar”, afirmou o secretário.
Grande parte dos pais, 52,4% não tem costume de conversar com outros pais sobre a escola e 62,8% deles não realizou, no último ano, nenhuma ação para ajudar a escola dos filhos. Esses resultados podem possibilitar a criação de novas ações que permitam encontros da comunidade para realização de atividades nas unidades escolares.
A pesquisa é permanente. Os pais interessados podem solicitar o questionário na escola e, além de responder às perguntas, também é possível apresentar sugestões para melhorar a qualidade do ensino.
A participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos é um fator determinante para o desempenho do aluno na escola, tornando a família uma instituição importante no processo de ensino e aprendizagem. A Prefeitura ainda desenvolve outras atividades para fortalecer esse processo como o ‘Programa de Integração Família Escola’ (Pife), no qual os professores, do 1º ao 5º anos, visitam a casa dos alunos no contra turno. O objetivo é estreitar a relação entre a família e a escola, melhorando a qualidade da educação.
Mais um programa que visa aproximar a comunidade da unidade escolar é o ‘Um dia de aluno’, que tem a proposta de convidar pais e responsáveis para passar um dia na escola, acompanhando todas as atividades, em sala de aula, no pátio e até mesmo durante o horário da merenda.
Os interessados devem se cadastrar na própria escola, informando seus dados pessoais, o nome do aluno e a data da visita, que será agendada conforme possibilidade da escola. Os responsáveis que estiverem vivendo um dia de aluno poderão conhecer toda a rotina da escola, a infraestrutura e o desenvolvimento das atividades. As visitas podem ser feitas nos meses de abril a junho e de agosto a outubro deste ano.
De acordo com a pesquisa, 79,6% dos pais declararam que estão confiantes ou muito confiantes de que a escola atende as necessidades de aprendizagem do filho. Os que conversam com seus filhos sobre o que eles estão aprendendo na escola são 85,7% e 75,7% ajudam os filhos a aprender o conteúdo escolar.
Para o secretário de Educação, o resultado da pesquisa foi muito satisfatório. “Pudemos conhecer um pouco mais a opinião dos pais e essas informações são importantes para adotarmos política públicas para reforçar a participação da comunidade na vida escolar”, afirmou o secretário.
Grande parte dos pais, 52,4% não tem costume de conversar com outros pais sobre a escola e 62,8% deles não realizou, no último ano, nenhuma ação para ajudar a escola dos filhos. Esses resultados podem possibilitar a criação de novas ações que permitam encontros da comunidade para realização de atividades nas unidades escolares.
A pesquisa é permanente. Os pais interessados podem solicitar o questionário na escola e, além de responder às perguntas, também é possível apresentar sugestões para melhorar a qualidade do ensino.
A participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos é um fator determinante para o desempenho do aluno na escola, tornando a família uma instituição importante no processo de ensino e aprendizagem. A Prefeitura ainda desenvolve outras atividades para fortalecer esse processo como o ‘Programa de Integração Família Escola’ (Pife), no qual os professores, do 1º ao 5º anos, visitam a casa dos alunos no contra turno. O objetivo é estreitar a relação entre a família e a escola, melhorando a qualidade da educação.
Mais um programa que visa aproximar a comunidade da unidade escolar é o ‘Um dia de aluno’, que tem a proposta de convidar pais e responsáveis para passar um dia na escola, acompanhando todas as atividades, em sala de aula, no pátio e até mesmo durante o horário da merenda.
Os interessados devem se cadastrar na própria escola, informando seus dados pessoais, o nome do aluno e a data da visita, que será agendada conforme possibilidade da escola. Os responsáveis que estiverem vivendo um dia de aluno poderão conhecer toda a rotina da escola, a infraestrutura e o desenvolvimento das atividades. As visitas podem ser feitas nos meses de abril a junho e de agosto a outubro deste ano.