Obras da Usina de Reciclagem são concluídas e será iniciada fase de operação

10 de março de 2015

Obras da Usina de Reciclagem são concluídas e será iniciada fase de operação

As obras civis da Usina de Reciclagem de Lixo estão concluídas e a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, inicia agora a fase de detalhamento da obra e da operação efetiva do equipamento. A Usina está localizada no quilômetro 227, da SP-55 (Rodovia Rio-Santos) e já está sendo operada pela Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga (Coopersubert).

No local foram implantados dois galpões para separação do lixo reciclável e serão instaladas usinas de beneficiamento do óleo de cozinha e para o processamento de pneus velhos e coco.

Desde que implantou o Lixo Útil, que faz parte do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – em 2011 –, a Prefeitura de Bertioga vem intensificando a coleta seletiva. Atualmente são 46 Locais de Entrega Voluntária (LEVs), espalhados em diversos pontos da Cidade.

A coleta porta a porta também foi ampliada e hoje atende o Centro, Maitinga e Indaiá além dos loteamentos como Hanga Roa, Morada da Praia e Costa do Sol, sob agendamento. Atualmente são atendidos 6,4 milhões de metros quadrados de área do Município.

No ano passado, a coleta seletiva recolheu 116.733 quilos, que foram vendidos a R$ 40.830,80, gerando cerca de R$ 700,00 por mês para cada integrante da Coopersubert, que atualmente conta com cinco cooperados.

A Secretaria de Meio Ambiente reforça a importância da colaboração da comunidade, principalmente dos comerciantes, para separar o lixo reciclável. Um levantamento realizado pelos técnicos da Secretaria revelou que a adesão dos estabelecimentos comerciais está muito baixa.

De acordo com a secretária  uma pesquisa feita junto aos proprietários revelou que eles apontaram dificuldades para o armazenamento até a coleta. “Em todos os países, a coleta porta a porta acontece uma vez por semana, como ocorre em Bertioga. Por isso, pedimos a colaboração dos comerciantes para que mantenham um local para armazenar o material reciclável, que deve estar limpo”, lembrou a secretária, reforçando a importância da prática para o meio ambiente.

Os pontos dos LEVs, bem como os dias e bairros da coleta seletiva porta a porta são divulgados semanalmente no Boletim Oficial do Município (BOM).