Novas escolas devem receber mais de 1.900 alunos no Chácaras, em Bertioga (SP)

2 de julho de 2024

Novas escolas devem receber mais de 1.900 alunos no Chácaras, em Bertioga (SP)

Duas novas escolas municipais com obras avançadas devem abrir pelo menos 1.900 vagas para ensino fundamental e educação infantil no bairro Chácaras, o mais populoso e um dos maiores em extensão de Bertioga, no litoral de São Paulo. A localidade passa por amplo trabalho de urbanização com pavimentação e obras contra alagamento e nos últimos anos recebeu importantes equipamentos, que visam a descentralização na oferta de serviços públicos.

A maior das unidades, a Super Escola, trata-se da readequação do prédio de uma antiga loja de móveis, localizada às margens da rodovia Rio Santos – SP 55, a qual recebe os últimos ajustes para disponibilizar 16 salas de aula. A expectativa é que a Super Escola seja a primeira da cidade com ensino em período integral. A unidade também ampla área não construída, o que permite futuras expansões.

A outra escola, onde está sendo finalizada a fase de fundação, funcionará dentro da Vila do Bem do bairro e contará com 8 salas de aula aptas para um total estimado em mais de 600 alunos.

A previsão de entrega das duas escolas é para o segundo semestre deste ano, podendo receber alunos no ano letivo a seguir.

Inaugurada em 2017, a Vila do Bem Chácaras, foi a primeira das 5 Vilas do Bem construídas na cidade. Além da escola, o equipamento do bairro conta com a Unidade Básica de Saúde – UBS Mirosan, Centro de Referência de Assistência Social – Cras e área de lazer com pista de skate, campo de futebol e quadra de basquete.

Educação Indígena

Outra escola com obras adiantadas seguindo o mesmo padrão das duas acima citadas fica na Terra Indígena Ribeirão Silveira, na região norte do município. Com uma arquitetura diferenciada, que harmoniza com a tradição e cultura indígena, a escola contará com seis salas de aula, quadra poliesportiva, sala multimídia, mini arena de eventos e sala multiuso, garantindo diversidade de atividades realizadas. A unidade terá capacidade para receber 140 alunos.