Nota - Possíveis reações provenientes da vacina contra HPV

8 de setembro de 2014

Nota - Possíveis reações provenientes da vacina contra HPV

A Prefeitura de Bertioga informa que vem acompanhando de perto os casos das adolescentes que apresentaram reações possivelmente provenientes da aplicação da vacina contra HPV. Dez meninas, entre 11 e 13 anos, deram entrada no Pronto Socorro de Bertioga na última semana, após apresentarem reações adversas comuns.


Todas haviam recebido a dose da vacina. Oito delas tiveram alta e três que não apresentavam melhoras foram transferidas para o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. A unidade hospitalar de Santos é referência na região e as meninas estão sendo assistidas por uma equipe multidisciplinar.

A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que recebeu informações preliminares de que as adolescentes estão bem e não há nenhum comprometimento neurológico, entretanto, permanecem em observação. A Vigilância Epidemiológica de Bertioga também vem acompanhando o estado de saúde das outras oito adolescentes, que apresentaram reações e todas passam bem.

Vale ressaltar que, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação prossegue normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Bertioga.

Ainda é importante reafirmar que a vacina contra a HPV é a melhor forma de prevenção contra o câncer do colo do útero que atinge 500 mil mulheres por ano no mundo e cerca de 270 mil morrem em decorrência da doença.