25 de setembro de 2014
Mutirão do Meio Ambiente retira lixo da Praia de Boracéia
A proposta de educação ambiental da Prefeitura de Bertioga está dando resultado. Essa foi uma das leituras do lixo, realizadas no sábado (20), no Dia Mundial de Limpeza das Praias, durante o mutirão de limpeza da praia de Boracéia. Apesar da grande quantidade recolhida, o lixo já demonstra uma mudança de postura dos usuários da praia.
“Encontramos menor quantidade de garrafas pet e muito lixo que veio do mar”, comentou o chefe da Seção de Controle de Ocupação, Daniel Liberato, que acompanhou a ação. Ele revela que pelo material incrustado em garrafas de vidro, por exemplo, demonstra que se trata de um lixo “antigo”, trazido pelo mar. “Atualmente as pessoas estão tendo mais conscientização”.
A organização da ação foi da Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), e contou com apoio do Posto de Bombeiro Marítimo de Bertioga, Associação dos Amigos do Morada da Praia, Aldeia Rio Silveira, Emeif Boracéia e Ong Boracéia Viva.
O professor Edson Rosa Evaristo, da Aldeia Rio Silveira, levou os alunos para participar da ação. “É importante que eles participem de ações como essa como forma de reforçar a educação ambiental”. David Silva Martins, de 11 anos, sempre participa de ações como essa e explica porque: “se retirarmos o lixo da praia ele não vai para o mar e nem para os rios”.
Periodicamente a Prefeitura de Bertioga realiza mutirões para recolhimento de lixo no mangue, no Cantão do Indaiá, nas praias de Itaguaré e Guaratuba e também nas trilhas. Desde 2009, quando iniciaram as ações, a quantidade de recolhimento de lixo tem diminuído consideravelmente, em virtude da conscientização da população e das atividades de educação ambiental realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.