Município implanta a Rede de Atenção Psicossocial

31 de março de 2016

Município implanta a Rede de Atenção Psicossocial

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de implantar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que visa readequar o atendimento em Saúde Mental de acordo com a Política Nacional de Saúde Mental a fim de oferecer um melhor serviço aos  usuários.

A RAPS contempla o atendimento dos usuários nos vários níveis de complexidade do sistema. Assim na Atenção Básica, nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município será implantado o atendimento psicoterápico, seja individual ou em grupos e apoiará a equipe médica da UBS no atendimento aos pacientes considerados grau leve.

Dessa forma, o Município procura atender o paciente SUS (Sistema Único de Saúde), no seu próprio bairro, facilitando e agilizando o acesso. Considerando que os casos leves representam a maior demanda em saúde mental, espera-se que a maioria dos pacientes tenha a resolução do seu caso na própria UBS.

Os pacientes avaliados pelo psicólogo/médico como grau severo e aqueles incluídos no programa Álcool e Drogas serão atendidos no Centro de Especialidades Médicas (CEME). Somente a partir dessa avaliação na Unidade Básica é que a própria UBS agendará pacientes para o Centro de Especialidades Médicas (CEME), onde o paciente será avaliado pelo psiquiatra, que elaborará seu Projeto Terapêutico Individual , podendo, de acordo com a gravidade, encaminhar para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou medicar e retornar para a UBS dar continuidade ao cuidado.

Pacientes com transtornos mentais severos e persistentes (como psicoses e neuroses graves) serão encaminhados para o CAPS, com o objetivo de amenizar e tratar as crises para que essas pessoas possam recuperar sua autonomia e se reinserir nas atividades cotidianas.

A função do CAPS é de prestar atendimento a pessoas com grave sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas, e articular-se com a rede de serviços da comunidade favorecendo a reinserção delas a este espaço. O CAPS é a unidade de saúde que substitui as antigas internações em manicômios e hospitais psiquiátricos. Por possibilitar que seus usuários voltem para casa todos os dias, o CAPS evita a quebra nos laços familiares e sociais, fator muito comum em internações de longa duração.

O CAPS possui equipe multiprofissional - composta por psicólogos, psiquiatra, enfermeira, auxiliares de enfermagem, assistente social, técnicos administrativos e cozinheiro, que oferecem aos pacientes diversas atividades terapêuticas: psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias.

Com a RAPS assim estabelecida, nas condições preconizadas pelo Ministério da Saúde, o CAPS, que anteriormente ficava sobrecarregado com a função de ambulatório, a partir de então está pronto para ser credenciado e habilitado e o processo de habilitação está em curso.

Para a implantação da RAPS, a Prefeitura de Bertioga contratou através de concurso público três novos psicólogos que já estão atendendo nas unidades de saúde.

Serviço

O CAPS Bertioga fica na Rua Rafael Costábile, 547 – Centro.

Já as UBSs e o CEME estão nos seguintes endereços:

- UBS Central – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga

- UBS Jardim Vicente de Carvalho – Rua Epifhânio Batista, 637, Jd. Vicente de Carvalho

- UBS Vista Linda - Rua Alzemiro Balio, s/nº, Vista Linda

- UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº, Indaiá

- UBS Boracéia, Rua Mário Schemberg, 81, Boracéia

- CEME – Rua João Ramalho, 35 - Centro