Moradores do Boraceia recebem títulos de legitimação fundiária, em Bertioga (SP)

15 de maio de 2024

A espera pelos plenos direitos sob a propriedade terminou para 50 famílias moradoras do conjunto de moradias do Programa de Subsídio Habitacional – PSH Boraceia, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Elas receberam da prefeitura os tão esperados títulos de legitimação fundiária. A entrega aconteceu na manhã de quarta-feira, 15, com bom público na Vila do Bem do bairro.

O documento é resultado de amplo trabalho da Secretaria de Obras e Habitação junto aos moradores por meio do programa Regulariza Bertioga – o maior da história dão município e Cidade Legal do governo do estado e envolveu a aferição de medidas dos imóveis, comprovação de posse e todos os protocolos exigidos pelos órgãos governamentais.

A entrega do título de legitimação beneficia também a prefeitura em razão da regularização da rua, que a partir de agora passa a ser publica.

Morador do bairro há 24 anos com a esposa e o filho, o açougueiro Edson Castro celebrou o recebimento e falou sobre o sentimento de realização pessoal. “Pra gente é uma felicidade muito grande. Nós esperamos muito tempo e graças a Deus e ao trabalho da prefeitura chegamos aos plenos direitos da nossa casa”.

Outra moradora que também reside no bairro desde o início dos anos 2000, a aposentada Tereza Maria de Jesus, reforçou. “Eu fico muito feliz porque antes era como se eu não tivesse uma moradia e agora eu tenho”

Regulariza Bertioga

Implantado em 2007, o Regulariza Bertioga é o maior programa de regularização fundiária da história da cidade. A iniciativa já regularizou milhares de imóveis em diferentes bairros da cidade. O objetivo é levar segurança às famílias, por meio da matrícula do respectivo lote. A ação também contribui para minimizar os danos ambientais e proporcionar mais qualidade de vida à população.