Melhor em Casa: Bertioga oferta serviço odontológico para tratar pacientes em suas residências

29 de maio de 2024

Ampliando os serviços ofertados pelo programa Melhor em Casa, agora, a Prefeitura de Bertioga oferece tratamentos com cirurgião-dentista para os pacientes do programa. A ação busca garantir mais comodidade e um tratamento humanizado às pessoas que não apresentam condições de se locomover aos serviços de saúde.

Os pacientes encaminhados pelo programa recebem a visita do dentista e, de acordo com a necessidade de intervenção, os mesmos são atendidos em domicilio. Para procedimentos mais complexos, pode haver o encaminhamento pelo cirurgião-dentista para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou para a Unidade Bertioguense de Especialidades Médicas (Unibem).

A equipe realiza exame clinico intrabucal e outros procedimentos, como raspagem supragengival e restaurações, eliminando o foco de infecção. Os procedimentos são realizados com o auxílio do consultório móvel.

Os pacientes são incluídos no programa a partir de indicação médica, que pode ser feita pelos profissionais médicos que atendem no Hospital Municipal ou na Atenção Básica.

Programa Melhor em Casa
A equipe, que conta com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e assistente social, atende 101 pacientes. O programa cuida de pacientes crônicos, como os atingidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças degenerativas, oncológicos, pacientes em cuidados paliativos, entre outros. Os critérios são pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde.