Especial 25 anos - Meio Ambiente continua sendo destaque em Bertioga

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Meio Ambiente continua sendo destaque em Bertioga

Bertioga, que integra os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, vem promovendo o desenvolvimento econômico de forma integrada e sustentável, potencializando a qualidade de vida e a riqueza do Município. Este ano, a Cidade reafirmou seu compromisso com a preservação ambiental, conquistando pela sétima vez consecutiva a certificação ‘Município Verde Azul’, concedida pelo governo estadual e está pronta para novos investimentos.

Ao celebrar 25 anos de Emancipação Político-Administrativa, Bertioga tem muito que comemorar, sobretudo, no que se refere à política ambiental.  Nos últimos sete anos, a Cidade vem se destacando com ações coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, em prol da conscientização ambiental, difundindo práticas, com o objetivo principal de contribuir com a preservação da natureza e com o desenvolvimento sustentável.

Um balanço das ações da Seção de Educação Ambiental, divulgado pela Secretaria Municipal, aponta que, no ano passado, mais de 16 mil pessoas participaram das atividades desenvolvidas, direta ou indiretamente, principalmente, no Barco Escola Arca do Saber e no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo, dois equipamentos importantes nas práticas ambientais do Município.

No ano passado – na ocasião do aniversário da Cidade, Bertioga conquistou mais um importante equipamento – o Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos, localizado no Km 227, da SP-55 (Rodovia Rio-Santos), que desde então vem sendo operada pela Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga (Coopersubert). Com a nova unidade, os resíduos sólidos não são mais encaminhados ao aterro sanitário e sim para Coopersubert, que atualmente conta com sete cooperados.

A coleta seletiva também foi uma grande conquista. O serviço foi intensificado na Cidade, desde que o Município implantou o Lixo Útil, em 2011, que faz parte do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Atualmente são 45 Locais de Entrega Voluntária (LEVs), espalhados em diversos pontos do Município, além da coleta porta a porta, que foi ampliada aos bairros, começando pelo Centro (Do Albatroz até a localidade conhecida como Jardim Veleiros), às quartas-feiras; no Maitinga/Rio da Praia, as segundas e no Indaiá, às quintas-feiras.

Para o prefeito Mauro Orlandini, a conquista de todas as ações desenvolvidas no Município é fruto de uma politica coerente que vem sendo desenvolvida ao longo dos anos, que se junta a um trabalho de educação ambiental coordenado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. É um motivo de muito orgulho está fazendo investimentos nessa área. Tudo isso se soma à política que vimos construindo, e temos certeza que estamos no caminho certo. Não é a toa que somos ‘Município Verde Azul’ pelo sétima vez consecutiva”, comemora Orlandini.