Instituto Campb insere jovens no mercado de trabalho

10 de julho de 2014

Instituto Campb insere jovens no mercado de trabalho

"O meu trabalho é atender os advogados, guardar os processos e levar os processos para os juízes". Quem ouve a estudante Marília Gabriela de Souza falar sobre o seu trabalho, não imagina que ela tem 15 anos, faz parte do instituto Circulo do Menor Patrulheiro de Bertioga e, com base na Lei do Jovem Aprendiz, está trabalhando há sete meses no Fórum de Bertioga.

Ela faz parte de um grupo de cerca de 200 jovens, entre 15 e 17 anos, que estão no mercado de trabalho como aprendizes. Desde que foi reativado, por iniciativa do prefeito de Bertioga, o então Campb vem instruindo e encaminhando, para o primeiro emprego, jovens que já estão atuando na Prefeitura, no Hospital Municipal, no Fórum, nas associações de bairros, em supermercados e instituições de ensino.

No final do mês passado, mais 160 aprendizes foram selecionados e agora aguardam uma colocação no mercado de trabalho de Bertioga. A remuneração é de um salário mínimo/hora (R$ 3,29) e o aprendiz deve cumprir uma jornada de trabalho de cinco horas por dia, incluindo a formação teórica ministrada pelo Instituto Campb. Os aprendizes têm direito a todos os benefícios trabalhistas e previdenciários como férias e 13º salário.

As inscrições para o Instituto Campb são permanentes, isto é, o jovem interessado pode se inscrever, preenchendo uma ficha e apresentando os documentos necessários, e deve aguardar o chamado para a realização do processo de seleção que acontece periodicamente, dependendo da colocação dos aprendizes selecionados no último processo.

Nova lei

Com a regulamentação da legislação do jovem aprendiz (Decreto Federal 5598/05), são considerados aprendizes jovens entre 14 e 24 anos, desde que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. Qualquer jovem que preencher esses requisitos pode participar, sendo necessário que o Instituto Campb reserve 25% das vagas para aprendizes com renda familiar de um salário mínimo por pessoa.

De acordo com a legislação, as empresas devem destinar entre 5% a 15% de seu quadro de trabalhadores para contratação de aprendizes. Esses jovens devem participar de um curso de formação em uma entidade qualificada em formação profissional ao mesmo tempo em que desenvolvem atividades práticas nas empresas.

No Instituto Campb, os aprendizes recebem formação em práticas bancárias, auxiliar de serviços administrativos e atendimento em comércio, varejo e supermercados. Além de qualificar para as práticas, os cursos também oferecem oportunidade para os jovens desenvolverem os relacionamentos e a socialização.

"Eu era muito tímido, nem sabia conversar direito, depois que comecei a frequentar o curso e a trabalhar, eu consigo até dar entrevista", comentou Donizete França Filho, de 15 anos, que trabalha na Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço.

A colocação no mercado de trabalho ainda ajuda o jovem a se decidir por uma profissão. É o caso de Marília Gabriela, que trabalha no Fórum. "Quero estudar Direito. Tomei essa decisão depois de ter contato com outros profissionais". Caroline Ribeiro, de 15 anos, que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no Hospital Municipal, também já se decidiu. "Quero estudar medicina".

Serviço

O Instituto Campb fina na Rua Rafael Costábile, 719, no Centro. O telefone é 3316-3532 e o e- mail é institutocampb@hotmail.com.