Chuvas: Bertioga está em estado de atenção

5 de fevereiro de 2015

Chuvas: Bertioga está em estado de atenção

Em seis dias, de sexta-feira (30/01) a quinta-feira (05/02), choveu 319 milímetros em Bertioga, de acordo com medição realizada pela Defesa Civil do Município. Durante todo o mês de janeiro choveu 578 milímetros, 82% a mais do que no mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 318 milímetros. O índice esperado pelo órgão para o mês de janeiro deste ano era de 350 milímetros e o índice pluviométrico registrado foi de 65% a mais.

Em quatro anos de funcionamento da Defesa Civil, esta é uma série histórica com uma precipitação pluviométrica recorde. O órgão informa que Bertioga está em estado de atenção. Isto quer dizer que o órgão está trabalhando com as equipes completas e são realizados monitoramentos periódicos nas áreas de risco, como as próximas aos rios.

Além do índice histórico, as chuvas têm sido ininterruptas, o que faz com que o solo fique encharcado, dificultando o escoamento da água, mesmo em áreas com sistema de drenagem já concluído.

Durante o período de chuvas, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, está realizando serviços emergenciais, como a desobstrução de bueiros e valas de drenagem. Também são atendidos casos de solapamento de terreno nas ruas, isto é, uma erosão provocada pelo escoamento da água.

Nesse caso, o serviço, que é realizado emergencialmente, consiste na colocação de material pesado para corrigir o leito carroçável e permitir o trânsito em ruas que não contam com drenagem. Os serviços definitivos de nivelamento de ruas, por exemplo, somente poderão ser realizados com a estiagem.

Para solicitar serviços emergenciais nas ruas basta ligar para o telefone 3317-8035. A Defesa Civil atende pelo telefone 199.