Hospital Bertioga participa do II Fórum Regional de Humanização

9 de junho de 2014

Hospital Bertioga participa do II Fórum Regional de Humanização

DIC - 06/06/2014

O Departamento Regional de Saúde – DRS IV realizou na última semana, o II Fórum Regional de Humanização da Baixada Santista. Com o tema Prevenção da Mortalidade Perinatal: o Caminho é a Atenção, o evento reuniu representantes dos municípios, hospitais, AME, além do Comitê Regional de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil.

O II Fórum teve como proposta de trabalho, que as instituições de saúde apresentassem projetos e experiências com temas inseridos nos eixos da Política Estadual de Humanização: Integralidade do Cuidado, Rede e Regionalização, Gestão Participativa e Apoio Técnico e Formação em Humanização.

O Hospital Bertioga, administrado pela Fundação do ABC, apresentou no Fórum o projeto “Esperando a Chegada do Bebê”, que fez parte da mesa de debates “Acesso aos Serviços de saúde e Integralidade do Cuidado”. A enfermeira Juliana Segralia responsável pela da Educação Permanente, expôs os resultados obtidos com o projeto, que mensalmente reúne as gestantes do município para orientações sobre os cuidados com recém-nascido, e visita ao centro obstétrico e maternidade do hospital.

Durante a apresentação, Juliana destacou a experiência positiva de uma jovem mamãe de 25 anos, que sentiu as primeiras contrações durante uma aula sobre as Fases do Trabalho de Parto “O caso dessa jovem deixou toda a equipe muito feliz e orgulhosa, com a certeza de estamos no caminho certo” destacou.

Composta por Psicóloga, Nutricionista, Assistente Social, Enfermeira e Voluntariado Vivência, a Comissão de Humanização do Hospital Bertioga, esteve presente no evento atuando e colaborando junto à organização do Fórum. Além da participação de profissionais de enfermagem, que atuam diretamente no cuidado da mamãe e do bebê, que trocaram experiências com outros profissionais.

O Superintendente do Hospital Bertioga, Rogério Bigas, destaca a importância do projeto “Esta é uma ação de humanização que o hospital realiza, para ajudar as gestantes com informações e diálogo antes do parto, para isso contamos com uma equipe multiprofissional que acolhe as gestantes neste período tão importante”.

Miriam de Almeida Andrade, diretora de Humanização Departamento Regional de Saúde – DRS IV, falou sobre a importância do tema do Fórum “Sabemos que o alto índice de mortalidade infantil pode ser um indicativo da condição de vida e de saúde de nossa população, o índice de mortalidade Perinatal aponta, também, para as condições da assistência e dos programas de intervenção em nossa região”.

O evento contou ainda, com a apresentação da Situação da Mortalidade Materno Infantil na Região da Baixada Santista e Estado de São Paulo, a Atuação do Comitê Regional de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil ano 2013 e o Planejamento para o ano de 2014. Além das mesas de debate com os temas: “Acesso aos Serviços de saúde e Integralidade do Cuidado” e “Redes e Regionalização, Gestão Participativa e Apoio Técnico e Formação em Humanização”.