Guarda Municipal de Bertioga já atua armada

5 de outubro de 2016

Guarda Municipal de Bertioga já atua armada

A Guarda Municipal de Bertioga começou a atuar armada. No último dia 27, o prefeito Mauro Orlandini conduziu a cerimônia de entrega oficial do armamento à corporação e, desde então efetivo trabalha portando pistolas 380. Atualmente, o Município conta com 87 agentes efetivos. Desses, 66% estão aptos para uso e porte de arma de fogo.

Sobre mais essa conquista da corporação, Orlandini também destaca que o uso de arma de fogo pelos guardas em Bertioga será um reforço não só para proteção do patrimônio, mas também para auxiliar diretamente na segurança pública.

O porte de arma é uma reivindicação antiga dos guardas municipais de Bertioga. Antes de receber autorização para o porte, cada agente passou por treinamento, que incluiu curso de qualificação e avaliação psicológica, como prevê a legislação, para saber se estavam habilitados a usar arma.

De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania do Município, coronel PM Eduardo Silveira Bello, na oportunidade, a Prefeitura entregou as primeiras 40 armas para aqueles que já completaram todos os testes. À medida que os demais guardas concluírem a preparação estarão recebendo as armas, gradativamente, para poder atuar armados.

“O armamento vai trazer mais segurança à população e aos guardas que estão trabalhando na rua e na vigilância dos próprios municipais. O porte de armas de fogo impõe mais respeito e certamente trará mais segurança no desempenho das funções da corporação”, ressalta o secretário, lembrando que Bertioga é a segunda cidade da região Metropolitana da Baixada Santista a contar com guardas civis armados, depois de Praia Grande.

O convênio com a Polícia Federal para a concessão de porte de arma de fogo aos integrantes da corporação foi assinado por Orlandini em 19 de maio, durante o desfile cívico-militar, realizado em comemoração ao aniversário de emancipação de Bertioga.

Há dois anos, lembra o secretário, Bertioga vem sendo reestruturada e se preparando para ser armada. A corporação já passou por cursos de qualificação, com o objetivo de promover uma reciclagem e iniciou o treinamento que possibilitou o armamento.

Na qualificação, os guardas tiveram aulas sobre noções de Direito Penal, lei de entorpecente, uso de cassetete e algema, defesa pessoal, conhecimentos sobre funções e atribuições da GCM e das polícias Civil e Militar, ética, postura, condicionamento físico, entre outros. Eles também passaram por avaliação psicológica para saber se estavam habilitados a usar arma.

Dos 87 agentes que integram a GCM de Bertioga, 58 estão atuando na corporação; 14 na Diretoria de Operações Ambientais (DOA), ligada à Secretaria de Meio Ambiente; 07 na Defesa Civil; 02 na Diretoria de Trânsito; e os seis restantes distribuídos entre secretarias municipais.

A cerimônia de entrega do armamento foi prestigiada pelo comando da Guarda Municipal de Guarujá, por representantes do Conselho Municipal de Segurança, assessores municipais e pelo comandante da GCM, Naércio Silvestre Bonfim.