Guarda Civil Municipal de Bertioga passa por capacitação

19 de novembro de 2024

Guarda Civil Municipal de Bertioga passa por capacitação

Em Bertioga, a Guarda Civil Municipal (GCM) deu início essa semana à curso obrigatório de qualificação. A capacitação, que tem carga horária de 80 horas-aula, aborda legislação, ética e direitos humanos, defesa pessoal e treinamento operacional.

Dentro dos próximos dias, cerca de 70 guardas devem passar pelo processo, que visa também trazer preparo para a temporada de verão, quando o município se torna um dos principais destinos turísticos do litoral paulista. “Esse treinamento acontece todos os anos e priorizamos executa-lo como parte obrigatória do exercício, nessa época. Pensando no desempenho e atuação da Guarda durante a Operação Verão, que vamos iniciar no próximo mês. Essa qualificação é importante para a corporação, mas é ainda mais importante para a população ser protegida por agentes, servidores públicos, preparados” destacou a secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes.

Ela explica ainda que o curso não será realizado por todos os GCMs, “a capacitação é destinada aos guardas mais antigos, que estão há mais tempo na corporação. Entendemos que os 100 guardas que ingressaram esse ano, não necessitam passar por esse processo nesse momento. Mas no ano que vem com certeza farão o curso”. De acordo com a Pasta, os novos agentes passaram por curso de 544 horas e tem os conhecimentos atualizados.

Em Maio, Bertioga ampliou em 120% o seu efetivo, com a adesão de 100 novos guardas, aprovados no concurso público 01/2023. Dando posse a maior Guarda armada por habitantes da Baixa Santista.

O comandante da Guarda de Bertioga, Denerval Santos, garante que a promoção das instruções em curso, devem aumentar a performance dos agentes. “A finalidade é aprimorar na prática, tanto o conhecimento como as habilidades que temos. Considerando que temos aqui guardas que atuam desde 1993, formação do primeiro concurso. É motivo de orgulho para nós, hoje ter ganho novo efetivo”, declarou.