Guaranis Race une esporte, meio ambiente e cultura na Aldeia Rio Silveira

30 de junho de 2014

Guaranis Race une esporte, meio ambiente e cultura na Aldeia Rio Silveira

DIC - 17/06/2014

As trilhas em meio à Mata Atlântica, dentro da Reserva Indígena Rio Silveira, em Boracéia, serão cenário para a Guaranis Race, uma prova de pedestrianismo, com percurso de 13 quilômetros, que acontece neste sábado (21), com largada às 9 horas. A organização é da Xcountry Series com apoio da Prefeitura de Bertioga.

As inscrições já estão encerradas e a prova contará com a participação de 360 atletas do Brasil e de outros países, como Alemanha, Nova Zelândia e Austrália. A Organização do evento providenciou toda infraestrutura, como banheiros químicos e ambulâncias. Também será montada uma tenda para abrigar as equipes de apoio e visitantes.

Atletas de 18 a mais de 60 anos participarão da prova nas categorias feminino e masculino. Um dos itens do regulamento da prova prevê punição para quem descartar qualquer tipo de objeto ou lixo em todo o percurso.

A prova integra esporte, cultura e meio ambiente. A XCountry Series, em parceria com a liderança indígena da Aledeia, elaborou um percurso em que a maior parte do caminho é feita em trilhas pela mata. Ao longo do percurso haverá duas travessias de rio, a primeira delas será por um grande tronco. Já a segunda, será com cerca de 25 centímetros de água corrente. No caminho, ao invés de placas, fitas ou marcações, quem auxiliará os corredores serão índios espalhados por 20 pontos do percurso.

O kit da prova incluirá uma camisa, cuja estampa é feita de grafismos que os Guaranis usam em seus artesanatos. O desenho foi criado pelos próprios índios da reserva do Rio Silveira. Além disso, todos os atletas receberão um colar, confeccionado pelos indígens, que simboliza proteção. Todos que completarem a prova receberão uma medalha com a temática da Guaranis Race.

Cultura

Localizada na Praia de Boracéia, no litoral norte de São Paulo, a Aldeia Rio Silveiras possui uma área de 948 hectares, onde vivem cerca de 400 índios da Etnia Guarani que ainda cultivam a história e a cultura dos seus antepassados.

Para despertar o espírito dos lendários guerreiros Guaranis, os atletas e seus familiares poderão ter os seus rostos pintados pelos índios, assim como faziam no passado para enfrentar as suas batalhas.

Minutos antes da largada, no local de concentração dos atletas, haverá uma apresentação de dança típica e o pajé rezará um rito para dar boa-sorte aos participantes da corrida. Na arena do evento os índios farão uma exposição de artesanato com adornos, cocares, pulseiras, balaios de palha, arcos e flechas, além de comidas e bebidas típicas.

O credenciamento da imprensa pode ser feito pelo site xcountry.com.br/guaranis-race.