Grupo de São Caetano participa das atividades do Praia ‘Acessível’ e ‘Verlejando’

13 de outubro de 2014

Grupo de São Caetano participa das atividades do Praia ‘Acessível’ e ‘Verlejando’

O jovem Paulo Erick, 23 anos, é autista e tinha medo de chegar perto do mar. Velejar então, não era a praia dele. Tudo mudou na manhã desta segunda-feira (13), quando o rapaz foi convencido a participar das atividades dos programas Praia Acessível e Verlejando, desenvolvidos pela Secretaria de Segurança e Cidadania de Bertioga, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (DAI).

Ele tomou banho de mar, aproveitou o dia de sol na praia e ainda velejou. Tudo isso, na companhia de um grupo de 30 pessoas com necessidades especiais, da cidade de São Caetano do Sul, região do Grande ABC, que passou o dia na Praia da Enseada (Cantão do Indaiá).

“Estou muito contente em ver meu filho se divertindo. Adoro esse programa. Acho maravilhoso. Deveria ter em todas as cidades. Este é um momento de entrosamento e união entre os participantes”, comentou a mãe de Paulo Erick, Rosangela Pereira.

Solange Benedito, mãe da garota Dayara, 13 anos, também fez muitos elogios ao trabalho. “Estou encantada com tudo isso. Fico feliz de ver todo esse entrosamento. Esses jovens precisam participar de atividades fora da cidade. Bertioga é linda”, disse.

O assessor e coordenador de Projetos Externos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Caetano, Ademir Molero, parabenizou a Prefeitura, por meio da DAI. “Um trabalho fantástico, que superou minhas expectativas. Tivemos experiências fantásticas com o grupo. Um dos casos é o do Erick, que tinha medo de chegar próximo ao mar”, disse.

As tratativas para a vinda do grupo ao Município foram feitas entre as prefeituras de São Caetano e de Bertioga, por meio das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida de São Caetano e de Segurança e Cidadania de Bertioga, por meio da DAI.

Praia Acessível

Desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Praia Acessível disponibiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar de pessoas com problemas de mobilidade permanente ou temporária. Desde que foi lançado, em 2010, o Praia Acessível já atendeu 3,5 mil pessoas em Bertioga. Já o Verlejando consiste em um veleiro que é utilizado, principalmente por deficientes visuais, para a prática de vela.

Serviço

A Diretoria de Acessibilidade e Inclusão fica no Caminho do Capão, 92 – bairro Indaiá. Mais informações pelo telefone 3317-4257.