Frentistas recebem orientações sobre riscos dos gases de combustível

20 de março de 2015

Frentistas recebem orientações sobre riscos dos gases de combustível

Evitar danos à saúde do frentista e do cliente; a contaminação do meio ambiente; e danos ao veículo. Essas foram as propostas da ação realizada pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Vigilância em Saúde, subordinada à Secretaria de Saúde, por orientação do Governo do Estado.

Intitulada ‘3 motivos para abastecer somente até o travamento automático da bomba’, a ação aconteceu na quarta-feira (18), nos 10 postos de gasolina existentes em Bertioga, envolvendo mais de 80 frentistas. Durante as visitas, os técnicos da Vigilância em Saúde distribuíram folhetos explicativos e esclareceram algumas dúvidas.

A campanha explica que a maioria dos veículos contam com um dispositivo no tanque de combustível, chamado cânister, que controla as emissões de vapores tóxicos. Abastecer até a boca, além de danificar o veículo, possibilita a emissão de vapores da gasolina que contêm diversas substâncias químicas que prejudicam o meio ambiente e também a saúde do frentista e de pessoas próximas.

A curto prazo, esses vapores podem causar dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, irritação das vias respiratórias, da pele e dos olhos, sonolência e vertigem. A longo prazo, provocam danos ao Sistema Nervoso Central e ao fígado e podem provocar câncer. Nas gestantes, podem provocar defeitos ao feto. Neste caso, as frentistas que estiverem grávidas devem ser transferidas para o setor administrativo.

Quando estiver abastecendo um veículo, o frentista não deve aproximar o rosto do bocal do tanque, ele também não deve usar gasolina para limpar as mãos, não deve usar pano, flanela ou estopa para secar o líquido derramado e não deve chupar com mangueira o combustível para transferi-lo para outro local.

Ao fazer a coleta de amostra de combustível, na medição do tanque com trena e durante o desabastecimento do caminhão-tanque para o tanque o frentista deve utilizar máscara respiratória para vapores orgânicos, avental, luvas e óculos de segurança. É recomendável que crianças não fiquem expostas aos vapores durante o abastecimento.