Formatura do Proerd é marcada por muitas emoções e homenagens

13 de junho de 2014

Formatura do Proerd é marcada por muitas emoções e homenagens

DIC - 11/06/2014

“Luz, câmera e ação. Hoje é dia de Proerd.” Essas foram às palavras de ordem, nesta quarta-feira (11), quando aconteceu a formatura de, aproximadamente 435 alunos da rede municipal de ensino, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) - uma ação de educação preventiva ao uso de drogas.

A realização do evento foi da Secretaria de Educação da Prefeitura de Bertioga, em parceria com o 21º Batalhão de Policiamento Militar (21º BPM/I), por meio da 3ª Cia, instalada na Cidade. O ponto alto da formatura foi quando o leãozinho, símbolo do programa, entrou em cena. “Estamos muito contentes. Esse leãozinho é muito lindo. Gostei muito das aulas com os instrutores da Polícia Militar. Aprendi muitas coisas. A gente tem que ficar longe das drogas. Elas fazem mal”, disse a jovem Alexandra Morais.

Para o prefeito de Bertioga, o projeto é muito importante para o desenvolvimento das crianças. “Fico muito feliz de mais uma vez estar aqui com vocês. Este é o sintoma de que nossas famílias estão se fortalecendo. Acredito muito nesse projeto. Vocês são a semente do amanhã. Tenho certeza que não vão entrar no caminho errado”, comentou o prefeito.

O secretário de Educação, falou da parceria entre a Prefeitura e a Policia Militar e lembrou que a Educação é muito mais do que ensinar as matérias na sala de aula. “Entre todos os problemas estão as drogas. Para que nossos jovens fiquem longe delas, precisamos criar mecanismos e parcerias. Estou muito satisfeito em ver o resultado desse programa”.

Outro momento de total descontração foi na hora do Hino do Proerd. Ao som da letra “Proerd é a solução, lutando contra as drogas e ensinando a dizer não”, os alunos das escolas na faixa etária entre 09 e 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental, de cinco unidades de ensino: Emeifs José Ermírio de Moraes, Vista Linda, Boracéia, José de Oliveira e Delphino Stockler de Lima receberam seus certificados.

Dez jovens selecionados em um concurso de redação foram homenageados e receberam pequenos mimos. “Conversei bastante com vocês na sala de aula e expliquei sobre o problema das drogas. Espero que nunca se envolvam com as drogas” comentou um dos instrutores do Proerd, Ubirajara Ferreira de Souza.

“A droga não leva a nada. Se você tem sonhos realize-os longe delas. Esse programa é uma parceria muito importante entre a PM e a Prefeitura. Sem vocês ele não existiria. Espero que vocês, crianças, sigam nossas orientações. Fico muito orgulhoso de ver que estamos colaborando com o desenvolvimento de todos. É uma alegria estar aqui hoje”, afirmou o também instrutor, Lázaro Guedes.

O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar, que tem por objetivo alertar as crianças sobre os malefícios causados pelo envolvimento com as drogas e atua em parceira com a Secretaria Municipal de Educação e unidades escolares. É baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 50 países.