Festival Paulistano reúne 130 surfistas e celebra gerações

14 de junho de 2016

Festival Paulistano reúne 130 surfistas e celebra gerações

Cerca de 130 surfistas da capital e Grande São Paulo desceram a serra para encarar o maior swell do ano no Festival Paulistano de Surf, realizado no último fim de semana, em ondas com até dois  metros, na praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga. Depois de superar uma lesão na clavícula esquerda, Bruno Romano, levou a melhor na categoria Open. Ainda na semifinal, classificado também no Longboard, optou por disputar apenas a principal categoria do evento e não deixou escapar a vitória.

"Foi a primeira vez que surfei na Riviera. Operei o ombro há quase um ano, mas voltei a sentir uma dorzinha chata recentemente. O mar estava bem grande e tive que remar bastante. Desisti do longboard para me preservar e deu certo. Gosto muito destas condições”, comenta Romano, surfista de 21 anos.

Após dois anos sem competir, o pentacampeão do SP Contest, Eduardo Maia voltou com tudo e garantiu o vice-campeonato. Em terceiro ficou Oswaldo Domingues e em quarto Fabiano Lion, embalado após excelentes performances nas fases anteriores, assegurando inclusive a melhor onda do campeonato (8,67). Lion levou um vale-compras de R$ 500,00 na Kanui Best Wave.

Outra atração paralela foi a Frooty Expression Session, vencida pelo local Felipe Oliveira. Thiago Meneses garantiu o bicampeonato Junior, com Felippe Gaspar, destaque brasileiro no circuito mundial de SUP, em segundo lugar. Em terceiro e quarto lugares, respectivamente, ficaram Pedro Bianchini e Leo Romano, revelações do SP Contest.

Competindo pela primeira vez na Master, o atual campeão Open do SP Contest, Pedro Regatieri levou a melhor sobre Pedro Oliveira (2o), Oswaldo Domingues (3o) e Fabiano Kobal (4o). Destaque também para Domingues, único atleta a disputar duas finais.

Clóvis Magalhães faturou a Gran Master, enquanto Sergio Todesco ficou com a segunda posição, Du Kutica foi o terceiro e Freddy Jacob ficou em quarto. Campeão do circuito SP Contest no longboard, Paulo Giachetti manteve o ritmo para levar também o festival, deixando para trás Tullio Dalpiaz (2o), Leo Paioli (3o) e em quarto Michel Asfo.

Confirmando o favoritismo no SUP, Felippe Gaspar não deu chance aos adversários. Logo atrás veio Gustavo Marini, seguido pelo vencedor do ano passado, Roger Marques, na terceira colocação e Claudio Chain em quarto. Vitória de Nathália Araújo no Feminino. Yohanna Sarandini foi a vice-campeã, Paula Vela ficou em terceiro e Gabriela Meneses em quarto lugar.

O Festival Paulistano de Surf é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Patrocínio da Kanui e Açaí Frooty. Organizado pela Associação de Surf da Grande São Paulo. Apoio: AV Treinamento Inteligente, Federação Paulista de Surf, Prefeitura Municipal de Bertioga e Associação Bertioga de Surf.

Resultados 

Open

1 Bruno Romano

2 Eduardo Maia

3 Oswaldo Domingues

4 Fabiano Lion

 

Junior

1 Thiago Meneses

2 Fellipe Gaspar

3 Pedro Bianchini

4 Leo Romano

 

Master

1 Pedro Regatieri

2 Pedro Oliveira

3 Oswaldo Domingues

4 Fabiano Kobal

 

Gran Master

1 Clóvis Magalhães

2 Sergio Todesco

3 Du Kutica

4 Freddy Jacob

 

Longboard

1 Paulo Giachetti

2 Tulio Dalpiaz

3 Leo Paioli

4 Michel Asfo

 

Stand Up

1 Felippe Gaspar

2 Gustavo Marini

3 Roger Marques

4 Claudio Chain

 

Feminino

1 Nathália Araújo

2 Yohanna Sarandini

3 Paula Vela

4 Gabriela Meneses