Festival da Mata Atlântica: oficinas e rodas de conversa vão debater temas diversos

24 de setembro de 2015

Festival da Mata Atlântica: oficinas e rodas de conversa vão debater temas diversos

Uma das atrações do 2º Festival da Mata Atlântica, que acontece de 09 a 11 de outubro, no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João, são as oficinas e rodas de conversas realizadas por especialistas. Este ano, além do cambuci, foi incorporado também ao evento, o fruto do juçara, outra espécie do ecossistema de Mata Atlântica e que pode representar geração de renda e preservação do meio ambiente.

Uma das oficinas é a de abelhas nativas da Mata Atlântica, a meliponicultura. Assim como a apicultura, a meliponicultura é o nome dado à atividade de criação racional de abelhas, a diferença é na espécie. Os meliponíneos são abelhas sem ferrão, o que facilita o manejo.

Também vão acontecer rodas de conversa sobre o ecomercado, que é a incorporação de forma integrada dos aspectos sociais, econômicos e ambientais nas atividades, além de informações sobre o manejo de juçara.

Todas as atividades são gratuitas e não é necessário inscrição prévia.

O 2º Festival da Mata Atlântica acontece simultaneamente com o 4º Revela Bertioga e recebeu o nome de ‘Revelando olhares, saberes e sabores da Mata Atlântica’. É uma realização da Prefeitura de Bertioga por meio das secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Cultura e conta com apoio da Construtora Costa Hyrota e Sesc Bertioga.

Confira a programação:

Sábado (10)

9h30 -            Oficina cultivo de Abelhas Nativas

14 horas – Roda de Conversa - Ecomercado

 

Domingo (11)

10 horas - Mata Atlântica como ferramenta de educação

14 horas - Roda de Conversa - Manejo de Juçara