Festa em louvor a São Pedro atraiu mais de 200 pessoas à procissão marítima

1 de julho de 2014

Festa em louvor a São Pedro atraiu mais de 200 pessoas à procissão marítima

O Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, foi comemorado domingo passado (29), em Bertioga. Para festejar a data, a Paróquia São João Batista, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-23 e com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, realizou a benção dos anzóis e a tradicional procissão marítima no Canal de Bertioga, com barcos ornamentados. A imagem de São Pedro, que conduziu a procissão, foi transportada pela embarcação ‘Amigos do Mar’.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura disponibilizou o espaço para a benção dos anzóis, na área de contemplação, localizada no passeio público em frente ao píer Turístico Licurgo Mazzoni, e a sonorização.

O prefeito de Bertioga, como em todos os anos, acompanhou a procissão, que contou com a participação de 13 barcos e mais de 200 pessoas, que lotaram o píer de onde saíram as embarcações. Ele guardou em sua carteira o anzol abençoado, e ressaltou que a homenagem a São Pedro já é uma tradição, um símbolo de proteção importante para a Cidade.

Durante o evento, a Defesa Civil de Bertioga e guardas civis ambientais acompanharam os barcos, visando garantir a segurança de todos os participantes. A procissão marítima seguiu pelo Canal de Bertioga, entre o Forte São João e a entrada para o Rio Itapanhaú.

“Participo todo ano da procissão, praticamente desde criança e, agora, trago os meus filhos para participarem desse momento de tamanha fé. Sou devoto do santo e é sempre um momento muito especial participar da procissão marítima”, conta Eduardo Rezende, morador no Centro.

Costelada

No dia de São Pedro, a Paróquia São João Batista também realizou o evento denominado ‘Costelada’, na tenda montada na Praça de Eventos, onde até domingo estava acontecendo a ‘Cidade Junina’. Centenas de pessoas prestigiaram a festa que foi regada à música, leilão de costela assada e bingo. Toda arrecadação da festa será revertida para ações sociais realizadas pela igreja.