Fase local da olimpíada estadual de matemática tem premiação sábado (29), em Bertioga (SP)

21 de junho de 2024

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo premiará neste sábado, 29, os estudantes bertioguenses vencedores da segunda fase (local) da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais – Omasp. O evento acontecerá em dois horários, das 10h às 12h e das 14 às 16h na quadra da escola municipal José de Oliveira Santos, no Rio da Praia.

A disputa visa incentivar o interesse pelas ciências exatas, sendo premiados os três primeiros colocados de cada modalidade tanto no Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) quanto nas três séries do Ensino Médio. Os primeiros colocados de cada categoria avançam para a terceira fase da disputa, onde os estudantes de todo o estado competirão entre si.

O secretário de estado da Educação, Renato Feder, define a Omasp como uma forma de identificar estudantes de matemática que são destaques em todas as regiões do estado e torná-los referência de sucesso no ensino-aprendizagem em suas comunidades, além de disseminar a cultura das olimpíadas científicas em todas as escolas.

Divida em três fases, a Omasp teve início no primeiro bimestre com a aplicação da Prova Brasil, a qual classificou 760 mil estudantes de todo o estado para a fase seguinte, ocorrida em maio. e que premiará 125 mil alunos. A terceira e última fase acontecerá em data ainda a ser definida também como preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM.