Especial 25 anos - Novas empresas: A Cidade cresce na geração de emprego

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Novas empresas: A Cidade cresce na geração de emprego

O Brasil vive nos últimos anos um momento de incerteza em relação à economia. Diante desta crise econômica, Bertioga se destaca como uma Cidade em pleno desenvolvimento, onde as grandes empresas estão apostando e investindo. O resultado é a geração de trabalho e renda, o aquecimento do comércio e o aumento da arrecadação, gerando receita para o Município.

Como agente ativo das transformações que o Município vem vivendo nos últimos anos, o prefeito Mauro Orlandini, acredita que o papel do administrador é proporcionar segurança e incentivo para essas empresas.

“Estamos em uma fase importante neste processo de desenvolvimento econômico do Município. Queremos demonstrar aos empresários que buscam espaços para implantação que em Bertioga, temos uma política de incentivo capaz de abrigar seus investimentos com segurança. Mas, estamos atentos e atendendo as empresas já instaladas em nossa cidade”, frisou.

Nos últimos três anos, mais de 1.500 empresas foram abertas em Bertioga comprovando que grandes investidores estão apostando na Cidade. Entre elas estão a Semar Supermercados; redes de drogarias, como a São Paulo e PoupaFarma; a americana Subway, Lojas Americanas e as Lojas Cem – Centro dos Eletrodomésticos e Móveis, que está prestes a se instalar no Município.

Mesmo os estabelecimentos que já estão instalados na Cidade têm investido na ampliação de seus negócios, a exemplo da Dicico, loja de material para construção; assim como a expansão do comércio voltado à gastronomia.

Com a instalação de novas empresas, automaticamente a demanda de novos empregos também aumenta. No ano passado, a Cidade se destacou como a única da Baixada Santista a criar postos de emprego. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados no início deste ano, apontam um saldo de 92 postos criados. Número é resultado da diferença entre as contratações (4.783) e as demissões (4.691).

O saldo positivo demonstra que apesar da crise, Bertioga tem recebido investimentos para dinamizar a economia local. O Município vem atraindo empresas em virtude de bons indicadores de qualidade de vida, sustentabilidade ambiental e a própria ampliação de investimentos em infraestrutura, sobretudo na área de mobilidade urbana.

Dois fatores contribuíram para este cenário positivo: a geração de novos postos de trabalho, intermediados pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que funcionam nas duas unidades do Espaço Cidadão - Centro e Boracéia; e a oferta de cursos de capacitação, através de parcerias com a Secretaria Estadual de Relações do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico.

Somente em 2015, o PAT disponibilizou 163 vagas de emprego, em diversas áreas, encaminhando 386 candidatos para entrevista. São 2.530 empresas, que estão gerando empregos e colaborando para o crescimento econômico e desenvolvimento do Município.