Equipe Guardiã Maria da Penha detém agressores no primeiro final de semana de atuação

27 de maio de 2024

No primeiro fim de semana em operação, a viatura da Guardiã Maria da Penha de Bertioga atendeu a duas ocorrências. Os chamados foram feitos via 153 pelas vítimas no sábado (25). Com agentes especializados, o projeto fortalece ainda mais o compromisso de proteger esse grupo hipervulnerável.

Na tarde de sábado, enquanto realizavam patrulha, os Guardas Civis Municipais (GCM) atenderam a um chamado e se dirigiram à residência da vítima. Ela relatou que convive com o agressor há um mês, que ele é alcoólatra e já demonstrou comportamento agressivo anteriormente. O agressor possui um histórico de agressões a ex-companheiras.

Outro chamado ocorreu à noite, por volta das 19h, acionado pela irmã da vítima. A vítima relatou às autoridades que havia sido agredida em sua residência com uma cabeçada no supercílio por volta das 12h. Mais tarde, às 18h, foi socorrida pela irmã e levada até o Pronto Atendimento.

Em ambos os casos, foi decretada a prisão em flagrante delito pela prática de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Denúncias

O apoio da população é fundamental para um atendimento rápido e eficaz. Denúncias podem ser feitas por meio do 190 da Polícia Militar e do 153 do Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe).

Guardiã Maria da Penha

O objetivo do projeto é fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, com visitas às vítimas realizadas por equipes mistas do Projeto Guardiã Maria da Penha, além de tomar providências em caso de descumprimento das medidas pelos agressores. As mulheres assistidas também serão integradas às redes de atendimento.