Em quatro meses, trilhas recebem mais de 900 visitantes

13 de maio de 2016

Em quatro meses, trilhas recebem mais de 900 visitantes

Observar a natureza e desfrutar de tudo o que ela oferece: paz, tranquilidade, harmonia e uma rica diversidade de plantas nativas e de pássaros silvestres. Além das lindas praias, que estão localizadas do Centro a Boracéia, Bertioga também oferece aos moradores e turistas, a opção de se aventurar por duas trilhas: a de Guaratuba e a Trilha D’água, que proporcionam, ao visitante, agradáveis banhos de rio e de cachoeira.

Levantamento apresentado ao Conselho Municipal de Turismo (Contur) aponta que, somente em quatro meses - de dezembro de 2015 a março deste ano, ambas as trilhas receberam um total de 961 visitantes. A reunião do Contur aconteceu no último dia 03, na Casa dos Conselhos Municipais, e na oportunidade, os conselheiros apontaram a necessidade da realização de ajustes na legislação de ecoturismo.

Para isso, foi agendado um novo encontro, para o próximo dia 16, às 9 horas, na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultua. Durante a reunião será discutida a lei nº 327/99, que foi alterada pela Lei nº 516/2002, que dispõe sobre a atividade de ecoturismo nas áreas de proteção ambiental do Município. A atualização foi sugerida em virtude da criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb).

A operacionalização dessas trilhas é feita por meio de parceria entre a Prefeitura de Bertioga e a Fundação Florestal (FF). Os atrativos estão sendo regulamentados por meio de um Plano Emergencial de Uso Público, criado em conjunto com o Conselho Consultivo da Unidade de Conservação (UC), para atender a demanda turística.

Passeios

Os passeios acontecem por meio de agências, que disponibilizam monitores devidamente credenciados para acompanhar os visitantes.  As trilhas oferecem aventura e contato com a natureza, permitindo um contato maior com áreas naturais, sentir os aromas da região, a umidade do ar e os ruídos da mata, além de superar obstáculos e ter a oportunidade de admirar paisagens únicas.

Nos dois atrativos é possível tomar banhos refrescantes de rio e cachoeira. Entre as espécies avistadas durante o percurso estão os pássaros beija-flor-rajado, a choquinha-cinzenta e a araponga.

Percursos

A natureza foi generosa com a região, de clima ameno e paisagens exuberantes. A Trilha do Guaratuba, no Loteamento Costa do Sol, possui nível médio de dificuldade e o acompanhamento de monitores credenciados é obrigatório. Seu percurso de 4 km apresenta  travessia de rio, passando por áreas de restinga baixa e alta, mata de encosta e mata ombrófila densa. O tempo médio de percurso é de seis horas, ida e volta.

Já a Trilha d’Água, no Rio da Praia é um atrativo especial, que tem como diferencial, seu aspecto educativo. Com 2,7km de extensão, essa trilha de nível médio de dificuldade também necessita de monitoramento credenciado. O tempo médio do percurso é de três horas, ida e volta. O local permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata palutosa, de encosta e ombrófila densa. Complementa o passeio, a aventura da travessia de barco pelo Rio Itapanhaú, na ida e na volta.

Como se inscrever

A visitação deve ser agendada previamente, com saídas pela manhã e início da tarde. A capacidade diária das trilhas é de 100 pessoas, sendo 50 por período. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Avenida dos Coqueiros, 114 – Centro). Os e-mails disponíveis são: ecoturismobertioga@gmail.com / sec.turismo@bertioga.sp.gov.br. Mais informações pelos telefones: (13) 3317 - 5173 / 3317- 3567 / 3317 - 9150.